Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2003: 13 dissertações > NOVAS APLICAÇÕES DA FORMULAÇÃO DE INJEÇÃO DE CORRENTE EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

Download:

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

Resumo:
Este trabalho apresenta novas aplicações da formulação de fluxo de potência via equações de injeção de corrente em diferentes áreas de estudo relacionadas aos sistemas elétricos de potência. Os tópicos abordados são a modelagem do controle de tensão no problema do fluxo de potência continuado, o fluxo de potência de segunda ordem e o método direto de obtenção do ponto de máximo carregamento. A modelagem de dispositivos de controle de tensão no fluxo de potência continuado permite avaliar o perfil de tensão nas barras à medida que o carregamento do sistema varia. Através do fluxo de potência de segunda ordem obtém-se melhores características de convergência no cálculo do fluxo de potência. O método direto não somente fornece a margem de carregamento da rede elétrica, mas também possibilita que valiosas informações possam ser extraídas das componentes do autovetor à esquerda associado ao autovalor nulo da matriz Jacobiana no ponto de máximo carregamento. A utilização da formulação de injeção de corrente reduz consideravelmente o esforço computacional. Esse ganho dever-se, principalmente, à estrutura da matriz Jacobiana, constituída basicamente de elementos da matriz admitância nodal, que permanecem constantes durante todo processo iterativo. As metodologias desenvolvidas constituem-se em valiosas ferramentas de análise nas áreas de planejamento e operação. Além disso, este trabalho contribui de uma forma significativa para o estudo de estabilidade de tensão, bem como apresenta resultados relevantes que claramente indicam a possibilidade plena da utilização da formulação de injeção de corrente em várias outras áreas de estudo em sistemas elétricos de potência.