UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LINHAS DE ENERGIA ELÉTRICA COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO – SISTEMAS DIGITAIS COM CODIFICAÇÃO CONVOLUCIONAL

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2003: 13 dissertações > LINHAS DE ENERGIA ELÉTRICA COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO – SISTEMAS DIGITAIS COM CODIFICAÇÃO CONVOLUCIONAL

Download:

 

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

 

Resumo:
As linhas e cabos de transmissão e distribuição de energia elétrica têm sido utilizados como um meio conveniente e barato para a comunicação de dados. A tecnologia conhecida como PLC (Power Line Communications) tem desencadeado uma migração do simples fornecimento de energia para o multiserviço, incorporando voz e dados às redes elétricas.
A principal característica, que desperta o interesse pelas redes elétricas como um meio de comunicação, é a de serem encontradas em, praticamente, todos os lugares candidatos à utilização de novos sistemas de comunicação. Especialmente, podem ser encontradas em lugares onde outras soluções são de difícil realização.
Contudo, as redes elétricas respondem inadequadamente à propagação de sinais com altas freqüências. Dispositivos como transformadores, bancos capacitores para a correção do fator de potência, entre outros, operam de forma a degradar a performance de sistemas PLC. Problemas severos são ocasionados pelos níveis de ruído e por variações nos valores de impedância das redes.
Métodos para combater as características adversas de uma rede elétrica são encontrados em sistemas de comunicação digital modernos: a utilização simultânea de várias freqüências para transmitir informação, a inserção de redundâncias estruturadas e a reordenação da mensagem são alguns exemplos que tendem a melhorar a performance de sistemas de comunicação.
Este trabalho propõe a reformulação de alguns processos essenciais em sistemas de comunicação digital para PLC visando a diminuição da complexidade dos modens e apresenta algumas ferramentas para a análise e avaliação de processos em sistemas PLC específicos.