Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2003: 13 dissertações > IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DE FALTAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÀO DE ENERGIA ELÉTRICA BASEADAS NOS NÍVEIS DE SEQÜÊNCIA ZERO E NEGATIVA PRÉ E PÓS-FALTA

Download:

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

Resumo:
Este trabalho apresenta novas metodologias para identificação e localização de faltas em redes de distribuição de energia elétrica. Essas metodologias são baseadas nos diferentes percentuais de seqüência negativa, pré e pós-falta, existentes em cada um dos tipos de faltas simuladas:série, shunt, série e shunt (simultânea),ora com o cabo caído do lado da fonte e ora com cabo caído do lado da carga, e, em vários pontos da rede escolhida, que é um rede trifásica, cujo único retorno é a terra, sem fio neutro. Para não tornar os trabalhos entediantes, consideram-se apenas 8 transformadores de distribuição, com ligação delta (lado de 13,8 kV) e estrela-aterrada (lado das residências), conectados ao longo da extensão do alimentador. Os resultados obtidos na identificação e localização da falta para a rede escolhida, foram encorajadores, constatando assim, a eficiência das metodologias propostas. Realizaram-se também, comparações com a metodologia convencional de localização de falta, ou seja, pelo método da medição da impedância aparente, verificando-se então, as grandes vantagens da formulação aqui proposta.