Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2003: 13 dissertações > ALGORITMO HEURÍSTICO DEDICADO AO PROBLEMA DA RECONFIGURAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO

Download:

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

Resumo:
Esta dissertação apresenta um algoritmo heurístico para resolver o problema da reconfiguração de sistemas radiais de distribuição de energia elétrica. O objetivo consiste em obter uma configuração radial que apresente o mínimo de perdas de potência ativa nos alimentadores. O problema é formulado usando fluxo de potência ótimo baseado na metodologia prima-dual de pontos interiores (MPI), sendo que o estado das chaves de manobra é representado por uma função contínua. A decisão de quais chaves devem ser abertas e quais chaves devem permanecer fechadas é obtida através de uma heurística, de modo a evitar a explosão combinatorial referente ao elevado número de possíveis configurações.Os resultados obtidos através da metodologia proposta mostraram a eficiência da representação do estado das chaves através de uma função contínua, bem como da heurística adotada para se determinar para cada laço qual chave deve ser aberta.