UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

PROPOSTA DE UM ALGORITMO GENERALIZADO BASEADO NA TEORIA DAS POTÊNCIAS INSTANTÂNEAS PARA O CONTROLE DE UM COMPENSADOR SÉRIE SÍNCRONO ESTÁTICO (SSSC)

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2002: 6 dissertações > PROPOSTA DE UM ALGORITMO GENERALIZADO BASEADO NA TEORIA DAS POTÊNCIAS INSTANTÂNEAS PARA O CONTROLE DE UM COMPENSADOR SÉRIE SÍNCRONO ESTÁTICO (SSSC)

Download:

 

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

 

Resumo:
Este trabalho propõe um algoritmo baseado na Teoria das Potências Real e Imaginária Instantâneas para o controle de um Compensador Série Síncrono Estático (SSSC – Static Synchronous Series Compensator). O SSSC é controlado de maneira a injetar uma potência imaginária positiva ou negativa em série com uma linha de transmissão CA. Para determinar as tensões de compensação que o SSSC deve sintetizar o algoritmo proposto neste trabalho necessita das medições das potências real e imaginária instantâneas que estão fluindo pela linha compensada. Mostra-se que dependendo das restrições adotadas este algoritmo de controle generalizado pode ser transformado em dois algoritmos propostos na literatura que utilizam as correntes e as tensões respectivamente para determinar as tensões de compensação do SSSC. Apresenta-se também uma metodologia que permite reverter o fluxo de potência real por uma linha CA compensada por um SSSC, o qual é controlado com o algoritmo proposto. Alguns aspectos dos conversores estáticos CC-CA de potência como: topologias, estratégias de chaveamento, geração de harmônicos, entre outros são também apresentados e discutidos visando à síntese de um SSSC baseado em um conversor VSI (Voltage Source Inverter) com modulação PWM (Pulse Width Modulation) e tensão de saída multinível. O desempenho do SSSC e do novo algoritmo é verificado através de simulações digitais obtidos no programa de simulação de transitórios ATP/EMTP (Alternative Transients Program/ Electromagnetic Transients Program).