NETCONTROL: AMBIENTE PARA CONTROLE REMOTO DE PROCESSOS EM TEMPO REAL

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2001: 7 dissertações > NETCONTROL: AMBIENTE PARA CONTROLE REMOTO DE PROCESSOS EM TEMPO REAL

Download:

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

Resumo:
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente para controle remoto de processos industriais, baseado na Internet. O sistema, possibilitando uso de multitarefas, estrutura-se com base em um controlador nebuloso e atua, em tempo real, a partir de concepção cliente-servidor. Concebido primariamente como instrumento de treinamento e qualificação de estudantes, projetistas e operadores, pode ser também utilizado para controle e gestão de sistemas diversos, pois apresenta características de segurança, portabilidade e interface amigável que o qualificam para essa tarefa. Pode-se destacar, entre suas características, o fato de possibilitar conversação direta entre o usuário e o administrador do processo, projeto e sintonia do algoritmo nebuloso de forma amigável pela tela do ambiente, acompanhamento dos ensaios e operações realizadas através de imagens geradas por WebCam e realização de conferências entre os usuários sobre as tarefas em andamento. O ambiente foi implementado para controle de um processo de balanço horizontal, existente nos laboratórios da Faculdade de Engenharia da Universidade de Juiz de Fora – UFJF, permitindo realização de testes em tempo real. Ensaios realizados em diversas larguras de bandas, bem como em situações de grande distância geográfica, mostraram a operacionalidade e efetividade do sistema proposto.