IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE REDES DE ÁGUA URBANA

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2001: 7 dissertações > IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE REDES DE ÁGUA URBANA

Download:

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

Resumo:
Este trabalho descreve a implementação de um sistema de automação para redes de distribuição de água urbana, ao mesmo tempo em que procura fazer uma abordagem teórica dos conceitos ligados a sistemas de automação. São apresentados tópicos relacionados às redes de comunicação industrial, dispositivos de hardware e software para a automação e controle e sistemas de telemetria e telecomando. É apresentada, de maneira detalhada, a implementação do sistema de distribuição de água da Companhia de Saneamento e Pesquisa do Meio Ambiente (CESAMA), projeto desenvolvido em parceria com a UFJF. A implementação do referido sistema envolveu a telemetria dos níveis de 55 reservatórios, das vazões de 39 medidores de vazão e do estado de 120 bombas, além do controle de uma válvula reguladora e de 120 bombas elevatórias. O trabalho relata ainda os problemas encontrados durante as etapas de especificação, integração e operacionalização do sistema. A contribuição do projeto se dá em nível regional e nacional. No nível regional destacam-se as melhorias da qualidade do sistema de distribuição de água da CESAMA, com a redução de perdas e do tempo de parada do fornecimento de água. Em nível nacional destaca-se a implementação de um sistema de supervisão e controle com um fator custo-benefício atrativo.