UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Sobre o PPEE > Linhas de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa da Área de Sistemas de Energia Elétrica:

 

 

 

1) Métodos Computacionais Aplicados a Sistemas de Energia

Esta linha de pesquisa está vinculada ao desenvolvimento de ferramentas computacionais aplicadas a sistemas de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica e campos eletromagnéticos.

Em sistemas de geração destacam-se as ferramentas para planejamento a longo, médio, curto e curtíssimo prazo.

Em sistemas de distribuição tornam-se necessários o desenvolvimento de novas técnicas para restabelecimento, reconfiguração e expansão a fim de melhorar a qualidade da energia com custo reduzido.

Em sistemas de transmissão destacam-se as modelagens da rede e equipamentos de controle destinados à otimização dos sistemas existentes, tendo em vista as restrições ambientais e econômicas para a expansão.

Na modelagem de campos eletromagnéticos são usadas técnicas de discretização espacial/temporal (método das diferenças finitas, dos elementos finitos e dos elementos de contorno) para análises no domínio do tempo e em domínios transformados.

 

Linhas de Pesquisa da Área de Sistemas Eletrônicos:

 

 

1) Eletrônica de Potência

A linha de pesquisa em eletrônica de potência tem como foco principal o desenvolvimento de sistemas eletrônicos para o processamento e a conversão de energia elétrica em aplicações tais como: sistemas de iluminação, conversores estáticos CC-CA, CA-CC e CC-CC, fonte ininterruptas de energia elétrica, filtros ativos de potência, sistemas de transmissão de corrente contínua em alta tensão (HVDC), sistemas flexíveis de transmissão e distribuição em corrente alternada (FACTS e Custom Power), fontes chaveadas de alto desempenho, sistemas de geração e armazenamento de energia elétrica baseado em fontes alternativas e em bobinas supercondutoras e volantes de elevada inércia.

 

2) Processamento de Sinais e Telecomunicações

Esta linha pesquisa compreende técnicas de processamento digital e analógico de sinais, tendo como foco principal as suas aplicações em sistemas de potência, instrumentação e sistemas de transmissão digital de dados. As aplicações de processamento de sinais para sistemas de potência estão ligadas ao desenvolvimento e a implementação de algoritmos de monitoramento e análise da qualidade da energia elétrica e de proteção de sistemas elétricos de potência. As pesquisas ligadas a instrumentação e processamento analógico de sinais envolvem a implementação de sistemas micro-processados (DSPS, FPGAS e microcontroladores) aplicados à medição e automação de sistemas e o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e de algoritmos para física experimental de altas energias. As pesquisas voltadas para os sistemas de transmissão de dados são direcionadas para a transmissão de dados sobre redes elétricas (Powerline Communications – PLC).