LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (LABSPOT)

Você está em: Sobre o PPEE > Infra-estrutura > LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (LABSPOT)

Sala Número 4 – Galpão III (Mestrado em Engenharia Elétrica)

Em 2008 o LABSPOT passou por mudanças necessárias para acomodar o crescimento dos grupos de pesquisas da Área de Sistemas de Energia. Estas mudanças são sumarizadas abaixo:
1) O espaço foi reformado e um novo layout foi criado de forma que o número de baias efetivas servindo alunos de mestrado e iniciação científica cresceu de 16 para 31, sendo inicialmente suficientes para acomodar os alunos de doutorado. A reforma de layout também aperfeiçoou os recursos de ar condicionado, permitindo que o mesmo número de aparelhos de ar atenda os novos compartimentos criados.

2) Os microcomputadores tiveram atualização de placas mães, processadores e aumento de memórias. Todos os microcomputadores têm no mínimo 512 Mb de memória e a grande maioria possui CPUS core duo de 2,2 GHz, podendo processar qualquer aplicativo de uso comum na engenharia elétrica.

3) Houve a instalação de uma impressora de rede TCP/IP que se situa em local central, oferecendo suporte aos usuários.

4) A rede por fios RJ45 foi substituída por redes sem-fio que permitiram maior limpeza visual e simplicidade sem perda de desempenho de rede, que se comunica a 108 Mbits por segundo. Para tanto, foram instalados três roteadores sem-fio que promovem três redes virtuais, uma em cada seção física do LABSPOT. Este procedimento tornou vários endereços IPs livres e que podem ser disponibilizados para outras aplicações mais específicas. Uma outra vantagem é a possibilidade de que laptops cadastrados podem ser conectados às redes existentes.

5) Houve reforma da rede elétrica objetivando melhor iluminação e serviço de tomadas de energia para os microcomputadores.

6) Houve substituição de roteadores e hubs antigos por apenas um roteador mais novo e confiável. O serviço de acoplamento à fibra ótica se tornou muito mais simples.

1. Área: 200 m² divididos em 31 baias.

2. Principais Instrumentos e Equipamentos:
2.1 – 24 (vinte e quatro) microcomputadores Intel core-duo 2,82 GHz ou Pentium IV com mínimo de 512 Mb de RAM;
2.2 – 01 (um) servidor Pentium IV de 3.2 GHz;
2.3 – 01 (uma) impressora de rede Lexmarc T430;
2.4 – Rede sem fio através de três roteadores wireless.

3. Sistemas Operacionais:

3.1 – Linux
3.2 – Windows 2000

4 – Pacotes Computacionais:

4.1 – Microsoft Office;
4.2 – MATLAB;
4.3 – Microsoft Visual Basic;
4.4 – Borland Pascal;
4.5 – Microsoft Fortran;
4.6 – Borland C;
4.7 – Microsoft Visual C++.
4.8 – Modelos computacionais e acadêmicos de Análise de Redes Elétricas do CEPEL (ANAREDE, ANAFAS, ANATEM, PACDIN)

5 – Utilização:

Atende os alunos do Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica da Área de Concentração em Sistemas de Energia Elétrica e Projetos de Iniciação Científica que demandam recursos computacionais.