UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LABORATÓRIO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA (LABSOLAR)

Você está em: Sobre o PPEE > Infra-estrutura > LABORATÓRIO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA (LABSOLAR)

O laboratório de geração de energia elétrica fotovoltaica é composto por uma usina solar fotovoltaica, situada na Faculdade de Engenharia, com uma capacidade aproximada de 30 KWp (Watt-pico). Esta potência é convertida a partir de 264 painéis fotovoltaicos do modelo SX 120U agrupados em 11 módulos (arrays) independentes com uma capacidade de 98V/30A por módulo.
A energia solar convertida pelos módulos é condicionada por conversores estáticos de potência antes de ser injetada na rede elétrica de distribuição local. Sete conversores CC-CC tipo “boost” processam a energia elétrica proveniente dos painéis solares fotovoltaicos alimentando um barramento CC no qual estão conectados dois conversores CC-CA trifásicos. Os conversores CC-CA trifásicos têm seus terminais CA conectados em paralelo com a rede elétrica através de dois bancos de transformadores trifásicos. Uma técnica de modulação por largura de pulso (PWM) com eliminação harmônica é usada para garantir a geração de uma tensão CA chaveada com baixo conteúdo harmônico.
Todos os conversores estáticos são controlados a partir de processadores digitais de sinais (DSP) e como a potência convertida pelos painéis fotovoltaicos depende da insolação, os algoritmos de controle desenvolvidos permitem que os conversores CC-CA operem também como compensadores estáticos injetando ou absorvendo potência reativa na rede do campus.
1- Área: 1500 m2

2- Principais Instrumentos/Equipamentos do Labsolar:

2.1- 264 painéis fotovoltaicos do modelo SX 120U da BPSolar;
2.2- dois inversores VSI de 220V/200A;
2.3- sete conversores CC-CC de 3kW / 100V;
2.4- cinco DSPs TMS320F243 da Texas Instruments;
2.5- seis transformadores monofásicos de 220V/110V de 7,5 kVA/cada;
2.6- um banco de baterias chumbo-ácida de 48V e 500Ah de capacidade.

3- Utilização:
3.1- O laboratório de energia fotovoltaica atende a atividades de pós-graduação e iniciação científica com foco no desenvolvimento de técnicas de controle e avaliação de impactos de sistemas de geração de energia elétrica, baseados em painéis solares fotovoltaicos.