UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

BIBLIOTECA

Você está em: Sobre o PPEE > Infra-estrutura > BIBLIOTECA

A administração do Sistema de Bibliotecas da UFJF é realizada pelo Centro de Difusão do Conhecimento que é o responsável por uma Biblioteca Central e 11 Bibliotecas Setoriais. Todas essas unidades estão ligadas à rede mundial de computadores, havendo, no Infocentro da Biblioteca Universitária, 70 computadores, através dos quais os usuários acessam a internet e o acervo, e outros 08 computadores que permitem apenas o acesso ao acervo.

Nas Bibliotecas Setoriais, há 300 computadores, distribuídos nos Infocentros das Unidades Acadêmicas, com acesso à internet e ao acervo das bibliotecas. Condição privilegiada da UFJF, todos os computadores do campus acessam o portal da CAPES, o que se constitui em considerável reforço para a pesquisa. No acervo das bibliotecas do sistema, há livros, obras de referência, periódicos, teses, monografias. O número de obras no sistema é de 63.467 títulos e 181.046 exemplares. O Núcleo de Periódicos, em processo de organização, abrigará de 800 a 1000 títulos.

Algumas particularidades destas Bibliotecas podem ser destacadas:

1- Biblioteca Central – está situada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu acervo atende aos diversos cursos ministrados pelas diversas Unidades da UFJF. Sua área é de aproximadamente 800 metros quadrados. Seu acervo em engenharia elétrica, matemática, física e áreas afins possui aproximadamente 1000 livros.

2- Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora – ICE/UFJF – está situada no Instituto de Ciências Exatas, na terceira plataforma do Campus Universitário da UFJF. Seu acervo atende aos diversos cursos ministrados pelo ICE, tais como Física, Matemática, Química, entre outros e em particular ao ciclo básico do curso de Engenharia Elétrica que corresponde aos primeiros quatro períodos.Sua área é de aproximadamente 200 metros quadrados. Seu acervo em engenharia elétrica, matemática, física e áreas afins possui aproximadamente 450 livros.

3- Biblioteca Setorial da Faculdade de Engenharia da UFJF – está situada na Faculdade de Engenharia, ocupando uma área de aproximadamente 300 metros quadrados. Atende aos alunos e professores dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Seu acervo é composto de livros convencionais de Engenharia e periódicos. Seu acervo em engenharia elétrica, matemática, física e áreas afins possui aproximadamente 400 livros.

4- Através de um convênio com a FAPEMIG no ano de 2007 e 2008, foi possível adquirir obras para o Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na ordem de R$ 16.000,00, o que continuará favorecendo a evolução das disciplinas e das pesquisas.