UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutorado

O candidato ao Estágio de Pós-doutorado no PPCIR, poderá enviar a sua candidatura para a apreciação no Colegiado, mediante o aceite de um dos docentes do quadro permenente em supervisionar a sua pesquisa.

Os trâmites do ingresso seguem o estabelecido na Resolução 79/2008 do Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa, que dispõe sobre a instituição de programa de pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resolução:

Artigo 1º – O estágio pós-doutoral na UFJF é um programa de pesquisa, realizado em programa de pós-graduação da UFJF recomendado pela CAPES.
§ 1º - Cada projeto de estágio pós-doutoral deverá ser aprovado pelo respectivo colegiado do programa de pós-graduação.
§ 2º - Cada projeto deverá ser comunicado à Pró-Reitoria de Pesquisa e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
§ 3º – O programa terá duração mínima de três meses e máxima de dois anos, podendo haver  uma prorrogação de, no máximo, de seis meses.

Artigo 2º - A participação em programa de estágio pós-doutoral não gera vínculo empregatício ou funcional entre a Universidade e o pós-doutor, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores, exceto os previstos no § 5º, bem como a contagem de tempo do programa como de serviço público.
§ 1º - Por ocasião da inscrição para o programa de estágio pós-doutoral, o candidato deverá apresentar:
a) requerimento de inscrição;
b) carta de aceite de professor permanente de programa de pós-graduação que supervisionará a pesquisa;
c) caso possua vínculo empregatício, documento de liberação de suas atividades ou explanação quanto à forma de compatibilização entre suas atividades a partir deste vínculo e as propostas no processo de estágio pós-doutoral;
d) caso não possua vínculo empregatício, declaração explicitando esta situação;
e) caso seja beneficiário de bolsa de agência de fomento ou similar para a realização do estágio pós-doutoral, documentação comprobatória expedida pela instituição em questão;
f) projeto detalhado da pesquisa a ser realizada;
g) curriculum vitae cadastrado na plataforma Lattes
§ 2º – O projeto de estágio pós-doutoral deverá ser aprovado por colegiado de programa de pós-graduação e aceito automaticamente pela UFJF se possuir bolsa fornecida por agência de fomento à pesquisa.
§ 3º - O pesquisador participante de estágio pós-doutoral será um aluno regular da UFJF com matrícula no CDARA com todos os direitos e deveres decorrentes desta sua situação.

Artigo 3º – Ao final do estágio pós-doutoral, após aprovação do relatório final apresentado pelo pós-doutor por parte do respectivo colegiado do programa de pós-graduação, o CDARA expedirá certificado no qual conste o programa de pós-graduação em que o estágio foi realizado, sua natureza, sua duração, a fonte de recursos (se houver) e o docente responsável.

Artigo 4º – Os casos omissos com relação às questões específicas da área deverão ser resolvidos pelo colegiado do programa de pós-graduação em que se realiza o estágio pós-doutoral.
Parágrafo Único: Os casos omissos que gerem controvérsia geral quanto à forma e ao conteúdo da Resolução deverão ser submetidos ao Conselho Setorial de pesquisa e Pós-Graduação.

Artigo 5º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
———-

MATRÍCULA

Após a aprovação do projeto de Estágio Pós-doutoral, o candidato deve efetuar a matrícula, mediante a entrega da seguinte documentação:
- Cópias autenticadas do CPF e do RG;
- Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia autenticada do diploma de Doutorado;
- Cópia simples de documento que ateste regularidade eleitoral (certidão ou comprovante da última votação);
- Cópia simples de documento que ateste regularidade militar (se homem).



Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião – UFJF