UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Religiões e Diálogo

Você está em: Pesquisa > Religiões e Diálogo

DESCRIÇÃO DA LINHA DE PESQUISA:

Esta linha de pesquisa visa abordar as distintas reflexões realizadas no âmbito da teologia, da fenomenologia e das religiões comparadas envolvendo a temática do diálogo e do pluralismo religioso, bem como dos novos desafios religiosos que acompanham a modernidade plural.

———————————————————————————————————————————————–

Projetos:

———————————————————————————————————————————————–

Buscadores do Diálogo

O projeto visa aprofundar o tema das relações inter-religiosas a partir da investigação de iniciativas exemplares envolvendo buscadores de tradições religiosas diversificadas que procuraram vivenciar a experiência singular de aproximação espiritual com outras tradições de fé. A pesquisa parte das iniciativas realizadas no âmbito do cristianismo, envolvendo peregrinos do diálogo como Henri Le Saux, Raimundo Panikkar, Bede Griffiths e Jules Monchanin (no diálogo com o hinduísmo); Louis Massignon (no diálogo com o islamismo); Thomas Merton (no diálogo com o budismo) e François de l´Espinay (no diálogo com o candomblé). E ganha continuidade na abordagem de buscadores de outras tradições religiosas que viveram igualmente esta experiência de liminaridade.
EQUIPE:
Pesquisadores:
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira (responsável)
Prof. Dr. Volney José Berkenbrock
Alunos:
Ênio Marcos de Oliveira
Norma Ribeiro Nasser Salomão

———————————————————————————————————————————————–

Ecumenismo

Busca analisar a história e perspectivas do movimento ecumênico. Num primeiro momento, busca resgatar a história do movimento ecumênico demonstrando sua importância e significação na luta pela democratização e humanização da vida. Num segundo momento, visa analisar as dificuldades, impasses e desafios que os condicionamentos históricos (culturais, religiosos, políticos, econômicos e sociais) oferecem à proposta de diálogo religioso e cultural.
EQUIPE:
Pesquisadores:
Prof. Dr. Zwinglio Mota Dias (responsável)
Prof. Dr. Rodrigo Portella
Alunos:
Fábio Henrique Pinheiro de Abreu

———————————————————————————————————————————————–

Estudos de Mística Cristã e Islâmica

O projeto visa recolher e aprofundar os estudos realizados sobre a mística nas tradições cristã e muçulmana, sobretudo a questão da linguagem, do itinerário e da união mística, tendo uma peculiar atenção aos temas que suscitem uma perspectiva comparada.
EQUIPE:
Pesquisadores:
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira (responsável)
Prof. Dr. Jimmy Sudário Cabral
Alunos:
Adriana Brega Quinet de Andrade – mestranda
Luciana Ignachiti Barbosa – doutoranda
Maria Suzana Figueiredo Assis Macedo – doutoranda

———————————————————————————————————————————————–

Pluralismo e Diálogo

Propõe abordar a complexa relação entre identidade e pluralismo religioso na modernidade, tendo por base as reflexões tecidas no âmbito da teologia do pluralismo religioso. Visa também observar e analisar, com base na fenomenologia da religião, a dinâmica da religiosidade de grupos específicos ou devocionais em seu diálogo com o contexto mais amplo.
EQUIPE:
Pesquisadores:
Prof. Dr. Volney José Berkenbrock (responsável)
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira
Alunos:
Arlete Rodrigues Vieira de Paula
Augusto César Dias de Araujo
Edmar Avelar de Sena
Mônica Ciscotto Magalhães
Pedro Antônio Pires Nogueira
Reinaldo da Silva Júnior

———————————————————————————————————————————————–

Religião e Laicidade

O projeto visa abordar a complexa relação entre religião e política no âmbito da cultura ocidental moderna, levando-se em consideração que esta complexidade instala-se a partir de uma dissociação história promovida pelo advento do cristianismo. Não sendo mais uma religião doméstica nem tampouco nacional, o cristianismo reporta-se à humanidade inteira e, assim procedendo, transforma a própria idéia de “governo” e de “estado”. Tendo-se em vista que nos países ocidentais de tradição cristã a laicidade do Estado é parte constitutiva da modernidade, o projeto em curso coloca-se na perspectiva de uma interrogação filosófica sobre o papel político da autoridade espiritual no contexto pluralista do Estado-nação, levando em conta três planos: a constituição de uma comunidade espiritual, a legitimação do poder político, a relativização e a critica da política.
EQUIPE:
Pesquisadores:
Prof. Dr. Wilmar do Valle Barbosa (responsável)
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira
Alunos:
Henrique Marques Lott

———————————————————————————————————————————————–

Religiões e Filosofias da Índia

Propõe abordar a pluralidade de tradições religiosas e filosóficas da Índia marcadas por continuidades históricas e sócio-culturais que se desenvolveram no subcontinente indiano ao longo de mais de quatro mil anos e cujas referências hermenêuticas fundamentais incluem os textos originais em sânscrito dos Vedas e dos Upanisads. Compreende uma enorme diversidade de práticas rituais, mitologias, idéias cosmológico-filosóficas, sistemas de moralidade e ética, experiências devocionais e salvíficas, e produções estéticas e artísticas. É objetivo do projeto discutir, também, os desdobramentos contemporâneos que se fazem presentes no quotidiano sócio-político-cultural da Índia moderna, imersa num processo irreversível de globalização.
EQUIPE:
Pesquisadores:
Prof. Dr. Dilip Loundo (responsável)
Prof. Dr. Clodomir Barros de Andrade
Alunos:
Gisele Cardoso de Lemos
José Abílio Perez
Lúcio Valera

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião