Fechar menu lateral

Notícias

Estudante do PPCIR é selecionada para período de estudos nos Estados Unidos da América

Announcing 2024 Marian Fellows

A doutoranda Giovanna Sarto foi selecionada para um período de estudos na Universidade de Dayton, nos Estados Unidos da América, para desenvolver o projeto “The Liberating Potential of Devotion to the Black Virgins in Latin American Mariological Tradition: A Feminist Contribution,” [O potencial libertador da devoção a Virgens Pretas na América Latina na Tradição Mariológica: Uma contribuição feminista]. Os estudos a serem desenvolvidos fazem parte e tem como objetivo aprofundar a pesquisa de doutorado que Giovanna está desenvolvendo no PPCIR sobre Nossa Senhora Aparecida.
A estudante foi selecionada como uma das três pesquisadoras agraciadas com as “Marian Fellowships” concedidas através de uma parceria entre a Marian Library [Biblioteca Mariana] e o International Marian Research Institute (IMRI)”
[Instituto Internacional de Pesquisa Mariana] da Universidade de Dayton. Giovanna foi selecionada na categoria Pesquisadora de Pós-Graduação e durante o período de três (3) semanas desenvolverá seus estudos tendo acesso à Biblioteca Mariana e em diálogo com outras pesquisadoras da mesma área.
A seleção de Giovanna reforça a qualidade internacional das pesquisas desenvolvidas no PPCIR/UFJF e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela estudante desde a graduação no Departamento de Ciência

UFJF estreita laços com a África do Sul por meio do Global July

Da esquerda para a direita: André Musskopf, Anderson Bastos, Charlene Van Der Walt e Frederico Pieper (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a University of KwaZulu-Natal, da África do Sul, formalizaram um Memorando de Entendimento, selando o compromisso de estabelecer uma parceria entre as duas instituições. O incentivo para o acordo surgiu em meio ao Global July, programa de internacionalização da UFJF, que recebeu a pesquisadora Charlene Van Der Walt. O objetivo da parceria é fomentar o intercâmbio de estudantes e docentes, fortalecendo os laços científicos e culturais entre o Brasil e a África do Sul.

Ao falar sobre a parceria, Van Der Walt destacou a importância da colaboração entre instituições e explica que tudo começou com a colaboração entre ela e o pesquisador André Musskopf, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. “Existe um incrível trabalho sendo realizado na América Latina, especialmente no campo da religião e educação sobre gênero e sexualidade. Acredito que a exposição dos nossos estudantes e professores a essa realidade será muito benéfica”, ela pontua.

A pesquisadora ressaltou a importância de estreitar os laços entre instituições do Sul global, notando as similaridades contextuais que podem ser exploradas para benefício mútuo. Seu colega de pesquisa, André Musskopf, também expressou seu entusiasmo pela futura parceria. “Estamos buscando maneiras de fazer essa parceria funcionar. Acreditamos na importância do diálogo Sul-Sul para desenvolver o conhecimento; essa é uma das nossas paixões, além das discussões sobre gênero e sexualidade.”

O diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos, evidenciou o impacto positivo de promover uma troca de conhecimentos e experiências para estudantes, docentes e pesquisadores. “O Global July é um reflexo do nosso compromisso em proporcionar uma experiência educacional que transcende as fronteiras e promove uma aprendizagem verdadeiramente global, e essa parceria é um dos muitos exemplos de como estamos empenhados em construir uma comunidade acadêmica conectada e diversificada.”

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Frederico Pieper, ressaltou o desejo de internacionalizar o programa e fortalecer os laços com universidades do Sul global. “Temos algumas bolsas de estudo destinadas a alunos estrangeiros e estamos interessados em atrair pesquisadores de várias partes do mundo. Esta é uma iniciativa para promover publicações conjuntas, parcerias de pesquisa e auxiliar no processo de internacionalização.”

Fonte: Site da UFJF