UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicações

Você está em: Sobre o Programa > Publicações

numen NUMEN – Revista de Estudos e Pesquisa da Religião
Semestral
ISSN: 1516-1021
sacrilegens SACRILEGENS – Revista dos alunos do PPCIR
Semestral
ISSN: 2237-6151
livro

A Essência Manifesta

Organizador: Luís Henrique Dreher / Ano: 2003 / Editora: UFJF / ISBN: 85-85252-77-4 / 140 páginas

Apresentação:
Este volume contém textos de professores do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Inicia-se com contribuições de filosofia, através dos autores: Antônio H. Campolina Martins e Acylene M. Cabral Ferreira. Dois ensaios relacionam a Fenomenologia com as ciências da religião e a psicologia da religião, respectivamente: de Vitória P. de Oliveira e de Sidnei V. Noé. No terceiro grupo de textos desenvolve-se diálogo entre dois autores sobre as relações entre a Fenomenologia e a Sociologia: de Antonio G. Mendonça e de Fátima R. G. Tavares. No último bloco, o texto de Rodrigo T. França traz a perspectiva literária e o de Eduardo Gross a da psicanálise.

livro2

Manifestações Literárias do Sagrado

Organizador: Eduardo Gross / Ano: 2002 / Editora: UFJF / ISBN: 85-85252-72-3 / 148 páginas

Apresentação:
A escrita revela e esconde. Aponta para a vida e representa uma outra vida. Textos têm mundos próprios, que entretanto não são mundos diferentes daquele em que habitam as pessoas no cotidiano. O enigma da literatura talvez tenha sua origem nesta ambigüidade profunda, ambigüidade que não pode ser resolvida com a contraposição simplória entre realidade e fantasia. Simplesmente porque as ilusões da humanidade fazem parte da realidade. Manifestações Literárias do Sagrado é uma coletânea que busca apresentar algumas possibilidades de relação do enigma da escrita com um outro enigma, o da religião.

livro5

Minas das Devoções

Organizadores: Fátima Regina Tavares e Marcelo Ayres Camurça / Ano: 2003 / Editora: UFJF / ISBN: 85-89666-01-8 / 217 páginas

Apresentação:
O enfoque adotado neste livro visa estabelecer uma interpretação da realidade religiosa estudada, em uma dupla perspectiva: de um lado, informada pelos processos mais gerais da dinâmica da religião e sociedade e, de outro, constituindo localmente uma realidade religiosa. Na verdade, nem sendo mero reflexo de processos anteriores, nem criação genuína, mas uma interpretação constituída na interseção destas duas esferas. Dessa forma, os estudos apresentados, no que tange às análises sociológicas e antropológicas do fenômeno religioso, contribuem para relativizar demarcações rígidas entre o geral e o particular, apresentando as passagens e comunicações entre as duas realidades.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião