UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o Programa

Você está em: Sobre o Programa

O Departamento de Ciência da Religião iniciou suas atividades em junho de 1969, oferecendo disciplinas eletivas para os cursos de graduação da UFJF. Nos anos 70 teve por alguns anos o curso de graduação, mediante ingresso com vestibular, experiência que foi interrompida posteriormente.
Nova etapa ocorreu em 1991 com o nascimento da experiência de pós-graduação lato sensu (curso de especialização). O mestrado deu seqüência ao processo, iniciando-se em setembro de 1993 e o projeto do doutorado foi aprovado em julho de 1999.
O PPCIR mantém o conceito 5 na CAPES desde a avaliação acadêmica de 2001. Juntamente com as atividades de ensino, o programa vem incentivando a produção científica dos docentes e discentes com a afirmação dos Núcleos de Pesquisa NEFIR, NEMIC e NERCS e das revistas NUMEN e SACRILEGENS.

Os objetivos do PPCIR são:
– Ampliar e aprofundar conhecimentos, estimular a capacidade criadora, aperfeiçoar a formação profissional e desenvolver métodos e técnicas de pesquisa no campo da Ciência da Religião;
– Atender a demanda de conhecimentos sobre o tema da religião, estimulando a reflexão sistemática e a produção de pesquisas numa perspectiva pluridisciplinar e não-confessional;
– Estimular a iniciativa e o interesse do aluno através de uma estrutura curricular que favoreça o desenvolvimento dos estudos de modo a atender às exigências de especialização e habilitar ao grau de Mestre nos termos da legislação em vigor.

Veja também: Teses e Dissertações, Comissão de Bolsas, Publicações, Eventos.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião