Fechar menu lateral

Ciclo de leituras sobre a Revolução Russa – 30/10 e 07/11

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião/UFJF apresenta o “Ciclo de leituras sobre o centenário da Revolução Russa”, nos dias 30/10/2017 e 07/11/2017.

O evento receberá pesquisadores  e pesquisadoras das diversas áreas do conhecimento a fim de apresentar uma discussão acadêmica sobre a história e o significado da revolução de 1917, pensando seus desdobramentos e a sua presença no pensamento contemporâneo.

 

Palestrantes

  • Daniel Aarão Reis
    dia 30/10 – às 18h
    Graduado e Mestrado em História na Université de Paris VII (1975 e 1976). Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). É professor titular de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador 1A do CNPq. Desenvolve atualmente duas linhas de pesquisa: Os intelectuais russos e as modernidades alternativas (séculos XIX e XX), onde tem trabalhado com as relações entre literatura e história; e História da Cultura Política Nacional-Estatista no Brasil (1937 aos dias atuais). Temas principais de reflexão: Intelectuais, política, literatura, revoluções socialistas, nacional-estatismo no Brasil.
  • Rubens Pereira dos Santos
    dia 07/11 – às 19h
    Possui graduação em pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1995). Docente aposentado (prof. assistente doutor -ms-3) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, como docente voluntário. Tradutor de Reminiscências de Gorky, sobre Tolstoy. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa (literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa, com destaque para a literatura caboverdiana (poesia e prosa) e suas relações com as literaturas brasileira e portuguesa), atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, caboverdianidade, confluência, critica e comparatismo.

 

Local: Anfiteatro 01 do Instituto de Ciências Humanas da UFJF – entrada livre