Instituto de Artes e Design realiza a 3ª edição do Festival Artes do Corpo

festival-de-artes-do-corpo-2014-300x171A terceira edição do Festival Artes do Corpo (FAC) movimentará o Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre os dias 4 e 6 serão desenvolvidas diversas atividades no evento que é organizado pelo grupo de pesquisa Intervenções em Lugares, Espaços e Adjacências (Ilea), que existe desde 2011. As inscrições acontecerão no primeiro dia, a partir das 10h, e serão concedidos certificados.

Com o tema Ausência e presença nas performances, o festival procura discutir questões como registros e vestígios nas artes do corpo e as possibilidades como material poético e didático, além de estabelecer contato entre a comunidade acadêmica da UFJF e a sociedade como um todo, ampliando o campo da pesquisa e criando um espaço para que os artistas possam apresentar e discutir seus trabalhos.

Segundo uma das organizadoras do evento e líder do Ilea, Priscilla de Paula, “o tema deste ano é muito amplo e permitiu uma enorme exploração por parte do participantes”. Mais de 30 artistas e pesquisadores de nove estados participarão do evento, que teve mais de 50 trabalhos submetidos.

A programação conta, entre outras atividades, com performances, dançaa, exposições de fotografias e vídeos, realização de mesas temáticas e oficinas. O festival receberá, entre outros convidados, Bia Medeiros, uma das participantes da pesquisa mais expressiva em performances no país.

Para Priscilla, outras ações como este festival acontecem em todo o Brasil, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas: “Acreditamos que assim, a cada ano, vamos conseguindo ampliar nossos limites e formar um público mais aberto e receptivo para a arte contemporânea”. Ela pontua também que o evento entrou para o circuito nacional e que é importante esta representatividadel: “Hoje a performance é um assunto muito pesquisado, não só dentro das universidades, mas também de forma independente. É uma manifestação experimental, mas que está inserida nos grandes eventos, e o FAC é um desses grandes festivais que todo mundo espera. É importante que ele cresça e tenha participação de artistas de todo o país ou de outros países, como já tivemos”.

Confira a programação completa do III Festival Artes do Corpo-IAD-UFJF

Outras informações: (32) 2102-3350 (IAD-UFJF)
Fonte: www.ufjf.br