UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Biblioteca

Você está em: Outros > Biblioteca

 

O Centro de Difusão do Conhecimento da UFJF (CDC) é composto por 14 bibliotecas, sendo uma biblioteca universitária e 13 bibliotecas localizadas nas unidades acadêmicas. O CDC conta com 80 funcionários e possui acervo de 128.336 títulos e 306.589 exemplares de livros, teses, dissertações, publicações governamentais e materiais multimídias; 2.919 títulos de periódicos impressos, sendo 307 correntes; e 2.325 títulos de e-books. No triênio 2010-2012 foi feita grande aquisição de material bibliográfico: 11.332 títulos, 45.696 exemplares. Também foram adquiridas várias fontes de informação online: assinatura de 2.049 títulos da Biblioteca Virtual 3.0 Pearson (com destaque para Humanas e Exatas, acesso perpétuo aos livros eletrônicos da coleção Atheneu (ênfase na área de Saúde) e IEEEXplore, coleção completa das normas da ABNT, bases de dados JSTOR, Heinonline e Vlex.

Neste mesmo período, destaca-se também a construção ou modernização das bibliotecas das Faculdades de Medicina, Odontologia, Economia, Ciências Humanas e Ciências Exatas.

Há um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA-Biblioteca), responsável pela automação dos serviços de consulta, reserva e empréstimo. Todos os alunos e docentes da UFJF têm acesso integral ao conteúdo do Portal Periódico CAPES, inclusive por acesso por Proxy a partir de qualquer computador fora do campus.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações contém todas as teses e dissertações da pós-graduação, defendidas na UFJF, disponíveis no site www.bdtd.ufjf.br.

O CDC possui infocentro com 30 computadores, realiza treinamento de usuários em pesquisa e normalização bibliográfica, bem como serviços de comutação bibliográfica e de confecção de fichas catalográficas para monografias, dissertações e teses.

Por sua vez, os alunos do Programa de Pós Graduação em Economia têm acesso às diversas bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Ciências Sociais Aplicadas, sendo que a Faculdade de Economia conta hoje com uma biblioteca a qual possui modernas instalações e tem capacidade de manutenção de um acervo de cerca de 9000 livros.

Aliado à obtenção de uma infra-estrutura adequada de Biblioteca, o Programa de Pós Graduação em Economia da UFJF vem, de forma sistemática, se dedicando a aumentar paulatinamente o acervo da área, de diversas formas. Em 2012, por exemplo, o Programa participou e obteve cerca de R$ 13 mil no Edital Fapemig para aquisição de livros de pós-graduação, os quais estão em processo de compra. Há também a aquisição de livros por parte dos professores através de projetos financiados pelo CNPq, UFJF e Taxa de Bancada. No ano de 2012, no edital da Fapemig, 37 novos exemplares foram adquiridos, assim distribuídos por áreas: 9 na área de macroeconomia, 9 para a de microeconomia, 9 para a de economia social e do trabalho e 10 para a área de economia regional e urbana.