INICIAL

Data: 17 de dezembro de 2014

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF, aprovado pela CAPES com nota 5, possui um amplo leque de opções em importantes áreas de estudo da Economia (Microeconomia Aplicada, Economia Regional, Economia Social e do Trabalho e Macroeconomia Aplicada). O Programa conta ainda com professores que possuem grande experiência de pesquisa no exterior. Também já são mais de cem defesas de teses e dissertações desde a sua criação.

Norteia, ainda, a concepção do programa incentivar a participação de seus discentes nos eventos  regionais e nacionais da área de economia.

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF tem buscado aprimoramento constante tanto das questões estruturais quanto ao aperfeiçoamento pedagógico visando o alcance de seu  objetivo primordial de formar recursos humanos qualificados contribuindo para desenvolvimento da excelência acadêmica em pesquisa e atividades docentes.

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF podem obter financiamento (bolsas) das agências de fomento CAPES, FAPEMIG e da UFJF.

O ingresso nos Cursos de Mestrado em Economia Aplicada e Doutorado em Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia ocorre anualmente.

O curso de Mestrado em Economia Aplicada tem duração de 2 anos, com regime letivo trimestral. Em geral, no primeiro ano, o participante deve concluir os créditos das disciplinas e, no segundo, deve desenvolver a sua dissertação de mestrado. Ao final do primeiro ano, ele já deve ter escolhido o tema da dissertação, de modo a já apresentar o projeto de dissertação no início do segundo ano do curso.

Por sua vez, o curso de Doutorado em Economia tem a duração de 4 anos, com regime letivo trimestral. Em geral, no primeiro e segundo ano, o participante deve concluir os créditos das disciplinas, e, ao final do 7º.  trimestre, o discente deve ser aprovado no exame de qualificação da tese de doutorado. O terceiro e quarto ano do curso são reservados para a elaboração da tese e estágio de doutorado sanduíche no Brasil e no exterior.