UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

O curso de Mestrado em Economia Aplicada-CMEA, foi aprovado pela Capes em 2005.  O primeiro processo seletivo ocorreu no final de 2005. Este processo foi local e selecionou 10 candidatos. A partir do ano de 2006 o processo seletivo ao Curso de Mestrado em Economia Aplicada passou a ser realizado pela Associação Nacional de Cursos de Pós-graduação em Economia – ANPEC.

Na avaliação triental de 2007-2009 o Curso de Mestrado recebeu a nota 4 da CAPES. Em dezembro de 2010, na 123a reunião do CTC CAPES, foi aprovado a criação do Curso de Doutorado em Economia da UFJF. Assim, a partir de 2011  os cursos de Mestrado e Doutorado passaram a constituir o Programa de Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O Programa de pós-graduação em Economia da UFJF  tem como proposta  desenvolver  atividades de ensino e pesquisa na área de Economia Aplicada no âmbito das quatro linhas de Pesquisa:  ECONOMIA REGIONAL, MICROECONOMIA APLICADA, ECONOMIA SOCIAL E DO TRABALHO e MACROECONOMIA APLICADA.

O programa conta com um quadro de professores altamente qualificado, compondo seu corpo docente  e  com a participação de inúmeros professores doutores na série de seminários acadêmicos buscando propiciar maior pluralidade de conhecimento.

Norteia ainda a concepção do programa  incentivar a participação de seus discentes nos eventos  regionais e nacionais da área de economia.

O Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF tem buscado aprimoramento constante tanto das questões estruturais quanto ao aperfeiçoamento pedagógico visando o alcance de seu  objetivo primordial de formar recursos humanos qualificados contribuindo para desenvolvimento da excelência acadêmica em pesquisa e atividades docentes.

Os alunos do Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF podem obter financiamento (bolsas) da CAPES, FAPEMIG e da UFJF.

O curso de Mestrado tem duração de 2 anos. Em geral, no primeiro ano,o participante deve concluir os créditos das disciplinas e, no segundo, deve desenvolver a sua dissertação de mestrado. Ao final do primeiro ano, ele já deve ter escolhido o tema da dissertação, de modo a já apresentar o projeto de dissertação no início do segundo ano.

Por sua vez, o curso de Doutorado em Economia tem a duração de 4 anos. Em geral, no primeiro ano, o participante deve concluir os créditos das disciplinas, no segundo ano o discente deve ser aprovado no exame de qualificação de conteúdo e no exame de qualificação da tese de doutorado. O terceiro e quarto ano do curso são reservados para a elaboração da tese e estágio de doutorado sanduíche no Brasil e no exterior.

 

 

Cadastre-se para receber nossa newsletter - Clique aqui

Acessos desde 24/01/2013: 30839



Programa de Pós-graduação em Economia – UFJF