UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Informações Gerais

Você está em: Sobre o Pós-Afrikas > Informações Gerais

A Pós-Graduação Lato Sensu em História da África (Pós-Afrikas) foi idealizada para preencher a lacuna sobre a história e cultura africanas na formação dos/as professores/as da rede pública de ensino da educação básica. A adequação do curso às determinações da lei 10.639/2003 e 11.645/2008 se faz presente pela ênfase dada ao conteúdo referente à história e cultura das sociedades africanas, via de regra, pouco explorado nos cursos congêneres que buscam atender as determinações das referidas leis.

 

Esta proposta surgiu através da experiência da coordenadora do Pós-Afrikas neste tipo de curso. Em função desta exiguidade e ciente da ausência de cursos sobre o tema no catálogo da rede SISFOR do Ministério da Educação, a proposta foi elaborada como um projeto piloto para discutir formas de implementação do ensino de história e das culturas africanas na escola básica a ser oferecidos em outras Instituições Federais de Ensino Superior – IFES – em todo território nacional.

 

O curso conta com a participação de reconhecidos especialistas tanto dos estudos africanos quanto da área de educação. Essa dupla orientação pretende incentivar que os próprios pós-graduandos, em sua maioria professores da rede pública de ensino, possam produzir diferentes formas de recursos didáticos sobre o assunto a serem aplicados no seu cotidiano escolar.

Especialização em História da África