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Estrutura do Curso

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ESTRUTURA DO CURSO: MÓDULOS E EMENTAS

 

MÓDULO I: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ÁFRICA

O módulo visa discutir as representações acerca da África e dos africanos em diferentes contextos históricos no Brasil e no mundo. As análises das teorias raciais e seus efeitos em diversas sociedades apresentam-se como reflexão importante para compreender como as imagens em relação ao continente africano foram construídas e resinificadas ao longo do tempo. Tal análise permitirá que os alunos possam entender os significados dos múltiplos eurocentrismos, afrocentrismos e africanismos. Deste modo, o curso iniciará questionando a importância de se estudar a história da África no Brasil e no mundo.  

 

MÓDULO II: MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA ESCOLAR

Este módulo abordará reflexões sobre a prática e a cultura escolar a partir dos conceitos de memória e identidade, uma vez que estas são noções fundamentais para o curso de especializações em História da África. Além disso, o conceito de identidade será analisado não somente como um elemento constitutivo para o reconhecimento das heranças africanas na sociedade brasileira, mas também como fator importante para perceber como “outras” realidades e processos históricos, que parecem ser distantes, possibilitam compreender o “nós”. Por fim, será discutido como a identidade, a memória e a história apresentam-se como conceitos constitutivo para a formação de professores, através da prática docente como processo de ressignificação constante da própria identidade do professor.

 

MÓDULO III: PRÁTICA PEDAGÓGICA E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

A proposta da disciplina é abordar a presença das heranças africanas na sociedade brasileira, refletir sobre como a história e culturas africanas foram (e estão sendo) apresentadas na educação básica nacional bem como quais são as possibilidades de transformação crítica desses aspectos sócio educacionais. Por fim, apresentar-se-ão quais são as políticas públicas voltadas para o combate do racismo, bem como os mecanismos governamentais para inserção de uma educação multicultural e equitativa.

 

MÓDULO IV: ORALIDADE, NARRATIVAS E TEMPORALIDADES

A proposta da disciplina consiste em discutir o sentido e importância dados à oralidade nas sociedades africanas, uma vez que este aspecto cultural se apresenta como um fator fundamental na relação entre os membros das sociedades africanas que utilizam outras formas de expressão/comunicação e concepção do tempo. Em relação às sociedades africanas, pretende-se analisar também as heranças dessas formas de narrativas e noções de tempo que influenciaram a oralidade dos diferentes grupos e agentes sociais no Brasil. Por fim, a disciplina busca desconstruir a ideia da exclusividade da única temporalidade que, muitas vezes, permeia a educação básica brasileira.

 

MÓDULO V: HISTORIA DA ÁFRICA

Este módulo dedicar-se-á a discutir e analisar os diferentes aspectos políticos, econômicos e socioculturais ocorridos no continente africano desde o surgimento da humanidade até os contextos atuais. A disciplina incidirá na discussão acerca dos diferentes momentos históricos, múltiplos contatos internos e externos com (e na) África, bem como algumas das diferentes contribuições históricas e culturais das sociedades africanas para a humanidade.   

 

MÓDULO VI: DIMENSÕES SOCIAIS

Esse conjunto de disciplinas apresentará questões relacionadas às diversas dimensões sociais dos povos africanos, sobretudo no que tange à espiritualidade, relação de parentesco e formas de trabalho. Deste modo, a disciplina voltar-se-á para a reflexão dos diferentes formatos e experiências religiosas, desde as práticas locais até as imbricações culturais com concepções espirituais externas ao continente. Além disso, analisará as diferentes formas de organização social que perpassa tanto pelo parentesco e divisão sexual das sociedades quanto pelos variados formatos de trabalho baseados na dependência, escravidão e mão de obra livre.

 

MÓDULO VII: DIMENSÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS

Este curso abordará questões relacionadas às algumas formas de expressões culturais presente nas diferentes sociedades africanas. Deste modo, interessar-se-á em refletir sobre qual é o sentido das práticas culturais e artísticas em meio aos povos africanos bem como inventariar quais destas manifestações estão ligadas à oralidade, à musicalidade, à dança, à escultura, à pintura, entre outras. A disciplina também se voltará para entender as imbricações culturais e artísticas ocorridas no continente africano em contato com povos de outros continentes, sem deixar de abordar as contribuições africanas para as expressões artísticas existentes em várias partes do mundo.

 

Especialização em História da África