UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

I Encontro Regional de Agroecologia do Rio Doce reúne mais de 80 pessoas em GV

Data: 10 de maio de 2018

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do campus Governador Valadares da UFJF, de movimentos sociais, pastorais, associações e outros coletivos participaram do “Erê do Watu: I Encontro Regional de Agroecologia do Rio Doce”, realizado no último final de semana, na Cidade dos Meninos, em Governador Valadares. Todos com o objetivo de fortalecer a Agroecologia na região e mobilizar a base regional para a participação no Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), cujo tema é “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”, e que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 31 de maio e 03 de junho. 

 

Os participantes de 12 diferentes municípios acompanharam palestras, mesas de debate, grupos temáticos de discussão, atividades culturais e saborearam muita alimentação agroecológica, repleta de receitas tradicionais da cultura indígena, afro-brasileira e camponesa. “Cantamos, dançamos, debatemos, planejamos, propusemos e semeamos. Teve a força do maracá e o canto dos Borum do Watu! Teve cantiga de roda, folia de reis e roda de viola! Teve contação de causos e mitos! E até piada! Teve riso e até choro! Teve mente e coração! Teve muito aprendizado! Muita memória e muita história compartilhada!”, destacou o professor do Departamento de Ciências Básicas da Vida da UFJF-GV e um dos organizadores do evento, Reinaldo Duque, coordenador do NAGÔ – Núcleo de Agroecologia da UFJF-GV.

 

Estiveram presentes participantes dos seguintes municípios: Governador Valadares, São Geraldo da Piedade, Tumiritinga, Periquito, Ubaporanga, Iapu, Ipatinga, Frei Inocêncio, São Geraldo do Baixio, Mendes Pimentel, Resplendor e Mariana.

 

Em carta política, o ERÊ DO WATU salientou que o encontro propiciou ainda o lançamento de “várias sementes visando fortalecer o trabalho de base agroecológico em construção há mais de 30 anos, por diversos sujeitos e organizações, na maioria das vezes de forma isolada, mas que sempre prezaram pelo bem da coletividade, pela elevação dos anseios populares com o protagonismo da classe trabalhadora nos processos de desenvolvimento”.

 

Confira abaixo as fotos do evento. (Fotos: Divulgação)

 

Compartilhe:

    Campus Avançado Governador Valadares – UFJF

    Sede administrativa – Rua São Paulo, 745 – Centro
    Governador Valadares/MG – CEP 35010
    -180 (mapa)
    Telefone: 33.3301.1000
    E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br

    Compartilhe: