Gincana arrecada 250 quilos de alimentos

Data: 2 de setembro de 2014

A solidariedade e a confraternização foram as grandes vencedoras da I Gincana Solidária da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Avançado de Governador Valadares. O evento, promovido pela universidade em parceria com os diretórios e centro acadêmicos arrecadou cerca de 250 quilos de alimentos não perecíveis e centenas de unidades de produtos de limpeza e higiene pessoal, além de 27 doações de sangue e sete cadastros para doação de medula. A equipe que ficou em primeiro lugar em arrecadação foi a Azul, seguida pela Amarela e Vermelha, respectivamente.

A gincana começou na última quinta-feira, dia 28, e os estudantes tiveram o final de semana inteiro para arrecadar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de doadores de sangue. A contagem do material arrecadado aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 1o, na quadra do Restaurante Universitário, unidade Pitágoras. A equipe Azul, em maior número, arrecadou maior quantidade de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, além de conseguir um maior número de doadores de sangue, ficou com 845 pontos. A Amarela fez 313,5 e a Vermelha, 32. A equipe vencedora ganhou um dia no clube SESC – GV, com direito a usufruir de toda estrutura interna do local, inclusive piscinas, salão de jogos e área de churrasco. Além disso, os integrantes também ganharam livros que foram doados pela editora da UFJF. A equipe Amarela levou 10 ingressos para a Quintaneja, na Boate Monalisa, e a Vermelha, dois ingressos para o “Direitoria Eletromédica” e dois para o “Sambamed”, eventos que vão acontecer nos próximos dias, também na boate.

E se enganou quem pensa que os integrantes das equipes que levaram o segundo e o terceiro lugar ficaram tristes. A líder da equipe Vermelha, Julia Roberta, caloura do curso de Ciências Econômicas, que ficou em terceiro lugar ressaltou a animação dos participantes. “Valeu demais a intenção, o empenho de todo mundo em se mobilizar, ir pra rua, pedir, ajudar. E a gente espera que no ano que vem as pessoas se envolvam mais e ajudem cada vez mais”, afirmou. O estudante Felício Muniz, do segundo período de Administração, também destacou a animação do grupo e, principalmente, o entrosamento de estudantes de diferentes cursos. “O entrosamento motivou todo mundo a ajudar e nós gostamos muito do resultado”, afirmou.

A gincana também teve participação de professores e um deles, Frederico Gomides, do Departamento Básico de Saúde, lembrou que é uma forma dos alunos de diversos cursos se confraternizarem. “Além de ser um trote saudável, é uma forma de confraternização entre os cursos. O estudante que está chegando se sente acolhido e pode conhecer os demais colegas. Sem contar que fazem isso trabalhando em prol de uma causa”, disse ele. Segundo o professor, o grupo se dividiu na Ilha dos Araújos e cada um também trabalhou individualmente, nos bairros onde moram, durante todos os dias, desde quinta-feira, início da gincana.

O estudante de Medicina, Roni Duque, que participou da comissão organizadora, destacou o motivo maior da gincana, a solidariedade. “Eu diria que a gincana pôe em ação o desejo dos estudantes em ajudar a sociedade. Nós fomos apenas uma ponte entre esse desejo e a ação, que é a solidariedade pois muitas vezes só nos falta a oportunijdade de nos doar”, declarou. Roni também lembrou da importante do entrosamento entre calouros e veteranos de todos os cursos. “Isso também foi muito satisfatório mas o mais importante foi sensibilizá-los na causa dentro da universidade em construção”, finalizou.

Todo material arrecadado pelas equipes vai ser doado ao Centro Social Espírita Ana Néri e à Creche Madre Teresa de Calcutá nos próximos dias. A I Gincana Solidária fez parte da programação de recepção aos calouros pela UFJF/GV, e aconteceu em parceria com diretórios e centro acadêmicos dos cursos.

As equipes se confraternizaram e festejaram o resultado da I Gincana Solidária

Campus Avançado Governador Valadares – UFJF