Serviço Social

Faculdade de Serviço Social

Modalidade: Bacharelado

Apresentação:

O curso tem duração de quatro anos ou oito períodos e é ministrado em horário diurno. São oferecidas 60 vagas, sendo 30 para o primeiro semestre e 30 para o segundo.

Perfil do Profissional:

A profissão de Serviço Social foi vinculada historicamente à Assistência Social, mas atua hoje no sentido de superar a ideologia do assistencialismo e de avançar nas lutas pelos direitos e pela cidadania, visando à viabilização destes no âmbito das Políticas Sociais.

O assistente social é o profissional que, preferencialmente, é chamado a implementar políticas sócio- assistenciais no interior das organizações públicas governamentais e não-governamentais, das organizações privadas, operando sob duas perspectivas: a prestação de serviços e a ação educativa. Com o processo de descentralização das Políticas Sociais, o assistente social é solicitado para, além de executor de programas, assumir posições de assessoria, planejamento e gestão destas políticas em nível regional e local.

Na esfera pública, o assistente social atua ainda em Fóruns e Conselhos vinculados às Políticas Sociais, notadamente da Assistência, da Saúde e da Criança e do Adolescente, seja no plano de defesa e do exercício dos direitos dos usuários destas políticas, seja no âmbito do controle social das mesmas, bem como de planos, projetos e orçamentos.

Alguns campos de atuação do graduado em Serviço Social são: secretarias estaduais (regionais) e municipais principalmente nas áreas de saúde, do judiciário, de assistência, educação, criança, adolescente, família e idoso; centros comunitários; instituto de seguridade social; hospitais e clínicas; empresas; sindicatos.

Informações Gerais:

As atividades acadêmicas se dividem em aulas teóricas, oficinas, laboratórios, seminários, inserção nas modalidades de Pesquisa, Ensino e Extensão.

O curso estrutura-se através de três núcleos fundamentais de conhecimentos:

  • Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos, com matérias das áreas de Sociologia, Filosofia, Economia, Psicologia e Política, que possibilitam a compreensão da sociedade em seu movimento contraditório;
  • Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, que, através de matérias de História, Política Social, Direito e Planejamento Social, destina-se a compreender a dinâmica dessa sociedade: a sua formação e seu desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais;
  • Núcleo de fundamentos do trabalho profissional, que compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento, administração em Serviço Social e o Estágio Supervisionado.

O estágio tem importante papel na formação acadêmica e realiza-se do 6º ao 8º período, em diferentes instituições públicas e privadas, com as quais a UFJF mantém convênio.

Telefone:

(32) 2102 3563 – Coordenação do curso

(32) 2102 3561/3573- Secretaria

Página na web:

Acesse: http://www.ufjf.br/facssocial

  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2013 UFJF. Todos os direitos reservados.