Acesse o novo portal da UFJF

Letras

Faculdade de Letras

Bacharelado e Licenciatura

Apresentação:

A graduação em Letras pode ser obtida através do curso de Licenciatura ou de Bacharelado. No turno integral (manhã e tarde) são oferecidas as habilitações da Licenciatura em Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Francês, Letras-Inglês, Letras-Italiano, Letras-Latim e Letras-Libras, além do Bacharelado em  Letras-Tradução (Inglês ou Francês ou Latim). No turno noturno, é atualmente oferecida somente a Licenciatura em Letras-Português.

Os ingressantes cursam dois semestres na Área Básica de Ingresso (ABI), que corresponde ao ciclo básico do curso, que contém disciplinas básicas para o Bacharelado e para a Licenciatura, após os quais podem se decidir pela Licenciatura ou  Bacharelado com a orientação da coordenação do curso. Após a obtenção do grau de Licenciado ou Bacharel, o graduado poderá solicitar reingresso no  outro curso, com aproveitamento dos componentes curriculares comuns, para a obtenção do segundo título.

A graduação em Letras tem duração de acordo com o curso escolhido, de quatro a cinco anos. São oferecidas 90 vagas, 45 para o primeiro semestre (turno integral) e 45 para o segundo semestre (turno noturno).

Perfil do Profissional:

Quem se gradua em Letras pode atuar como professor nas áreas de linguagem, nos níveis fundamental e médio de ensino. Para habilitar-se ao magistério de ensino superior, são geralmente exigidos também os graus de Mestre / Doutor. Além disso, estão abertas chances de consultoria e assessoria nas áreas da linguagem: revisão de textos, edição, serviços de secretaria, treinamento de recursos humanos. Nos campos de atuação jornalística e cultural, mencionam-se o exercício da atividade literária e o de crítica literária e tradução; esta última, área de competência específica do Bacharel em Letras-Tradução.

Informações Gerais:

As disciplinas do curso são oferecidas, principalmente, pelo Departamento de Letras (Língua Portuguesa, Linguística, Latim, Grego Clássico, Teoria Literária, Literaturas Brasileira, Portuguesa e Latina) e pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Francês, Inglês, Italiano, Espanhol e respectivas literaturas). Para aqueles que querem se formar professores, as disciplinas pedagógicas são oferecidas pela Faculdade de Educação e o estágio profissionalizante é realizado no Colégio de Aplicação “João XXIII” ou através de projetos desenvolvidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM).

Telefone:

(32) 2102 3150 – Secretaria da Faculdade de Letras

(32) 2102 3151 – Direção

Página na web:

Acesse: www.letras.ufjf.br

  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2014 UFJF. Todos os direitos reservados.