Acesse o novo portal da UFJF

Jornalismo

Faculdade de Comunicação Social

Modalidade: Bacharelado

Apresentação:

O curso de Jornalismo tem duração de quatro anos (oito períodos) no turno diurno e quatro anos e meio (nove períodos) no noturno. São oferecidas 100 vagas, 35 para o 1º semestre diurno, 35 para o 1º semestre noturno e 30 para o 2º semestre diurno.

Perfil do Profissional:

O curso forma bacharéis em Jornalismo. Por ter um conteúdo generalista, o aluno, depois de formado, poderá atuar em todas as áreas da Comunicação, tais como veículos impressos, emissoras de rádio e TV, assessorias de imprensa, jornalismo on-line e agências de publicidade.

Informações Gerais:

As atividades se dividem em aulas teóricas, práticas e seminários. A Faculdade tem estúdios de TV e rádio, laboratórios de fotografia, além de uma redação informatizada, onde são desenvolvidos vários projetos.

O curso privilegia a formação humanística dos alunos nas áreas de Ciências Sociais, Literatura, História e Teoria da Comunicação e complementa os estudos com disciplinas nas áreas específicas de comunicação, com matérias destinadas a despertar no futuro profissional a capacidade crítica e criativa.

Partindo do objetivo de buscar a excelência no ensino da Comunicação, a Faculdade de Comunicação procura direcionar seus esforços para o desenvolvimento da capacidade de interpretação da realidade humano-social e dos fenômenos relativos à sociedade, bem como a capacitação para a análise científica de processos e atividades de Comunicação, em seus aspectos sociais, culturais, políticos e éticos. Na formação profissionalizante, há o direcionamento para que o aluno desenvolva a capacidade expressiva e interpretativa, oral e escrita; o ensino sobre os recursos técnicos empregados em processos e práticas de comunicação e domínio da linguagem correspondente aos principais meios técnicos e de produção; e ainda o desenvolvimento da capacidade expressiva através dos meios técnicos.

O curso de Comunicação oferece a oportunidade de os alunos realizarem atividades curriculares e extra-curriculares ligadas ao campo profissional em que pretendem atuar. O estágio não é curricular e é proibido por lei para jornalistas, mas para radialistas é permitido.

Telefone:

(32) 2102 3609- Coordenação do curso

(32) 2102 3601/ 3602- Secretaria

Página na web:

Acesse: http://www.facom.ufjf.br

  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2014 UFJF. Todos os direitos reservados.