Acesse o novo portal da UFJF

Física

Instituto de Ciências Exatas – ICE

Modadalidade: Bacharelado e Licenciatura

Apresentação:

O curso tem duração de quatro anos ou oito períodos e é ministrado em horário diurno. São oferecidas 50 vagas, sendo 25 para o primeiro semestre e 25 para o segundo.

Perfil do Profissional:

O Físico é um profissional com sólida formação básica, o que proporciona grande flexibilidade para atuar em muitas áreas do conhecimento humano. Essa formação torna o bacharel em Física capaz de aplicar métodos matemáticos, computacionais e experimentais para a solução dos mais variados problemas, desde o comportamento dos átomos até modelos de análise do mercado financeiro. O bacharel em Física ocupa-se tradicionalmente da pesquisa básica ou aplicada, atuando em universidades, centros de pesquisa ou empresas privadas.

O licenciado em Física conta com uma formação básica similar à do bacharel, complementada com um módulo de disciplinas pedagógicas. O licenciado em Física dedica-se preferencialmente à educação e à disseminação do conhecimento científico, tanto no ensino escolar formal quanto através de novas formas de educação científica, como a produção de softwares e outros materiais didáticos.

Informações Gerais:

O curso tem aulas teóricas e práticas. Ao freqüentar as disciplinas, os estudantes terão a oportunidade de abordar problemas tão diversos como: a origem do universo, a turbulência em líquidos, a medida do campo magnético da Terra, a aplicação de lasers à Biologia e a estrutura da matéria das partículas elementares aos sistemas complexos. No Departamento de Física da UFJF, as disciplinas são ministradas por mais de 20 professores doutores, que desenvolvem pesquisas de ponta nas áreas de Cosmologia e Gravitação, Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada, Óptica e Teoria Quântica de Campos. Os laboratórios de pesquisa em Física Atômica e Molecular, Física Computacional e Óptica e Holografia contam com equipamentos de pesquisa modernos, acessíveis aos estudantes.

No estágio de Iniciação Científica, os estudantes têm a oportunidade de investigar temas avançados, participando de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da UFJF. Esse estágio permite a obtenção de bolsas de estudo e abre o caminho para o curso de Mestrado em Física na UFJF ou em outra instituição.

No estágio de docência, obrigatório para os alunos de Licenciatura, a formação pedagógica é complementada com a prática de ensino supervisionada no Ensino Médio. Esse estágio inclui atividades conduzidas pela Faculdade de Educação da UFJF, utilizando o Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF como laboratório didático.

Telefone:

(32) 2102 3316- Coordenação do curso

(32) 2102 3307- Departamento de Física

Página na web:

Acesse: http://www.fisica.ufjf.br

Acesse: http://www.ufjf.edu.br/museu

  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2014 UFJF. Todos os direitos reservados.