Acesse o novo portal da UFJF

Engenharia Elétrica

Faculdade de Engenharia

Modalidade: Bacharelado

Apresentação:

O curso de Engenharia Elétrica tem duração de cinco anos ou dez períodos, em horário diurno ou noturno. São oferecidas 60 vagas no período diurno, sendo 30 para o primeiro semestre e 30 para o segundo. Para a noite são oferecidas 30 vagas.

Perfil do Profissional:

O profissional formado é o engenheiro eletricista com ênfase em Eletrotécnica, Sistemas de Potência, Sistemas Eletrônicos e Sistemas de Controle. Estará habilitado a exercer atividades de projeto, execução, supervisão e gerenciamento de obras de Engenharia Elétrica, de tarefas de desenvolvimento e construção de dispositivos elétricos/eletrônicos que se relacionem à transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, sistemas de comunicação, automação e controle de processos, informática, além de projetos e manutenção de equipamentos para estas áreas.

O engenheiro formado pode atuar em empresas públicas ou privadas, onde a energia elétrica é o insumo básico para a geração do produto final e onde os sistemas eletrônicos e de controle estão presentes no processo de produção. Além disso, pode atuar como profissional liberal, como projetista ou consultor de projetos elétricos, eletrônicos e de controle, e ainda como pesquisador em centros de pesquisa ou empreendedor de empresas de base tecnológica.

Informações Gerais:

O projeto pedagógico e a estrutura curricular para o curso de Engenharia Elétrica da UFJF foram construídos visando à formação de engenheiros eletricistas definidos como generalistas, que possuam como características essenciais:.

  • sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física, Computação) e em matérias de formação profissional geral (Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Eletrônica, Conversão de Energia, Controle);
  • capacidade de identificar, equacionar e resolver problemas concretos na área de Engenharia Elétrica;
  • capacidade de adaptação a mudanças, de análise de novos problemas e situações, buscando soluções com criatividade, utilizando-se, para isso, a realidade e tecnologias já conhecidas;
  • capacidade de trabalhar em equipe, integrando conhecimentos multidisciplinares, compreendendo a interação da engenharia com a sociedade;
  • capacidade de auto-aprendizado e atualização constante após a conclusão do curso.

As atividades de formação se dividem em aulas teóricas e práticas. Atualmente o curso conta com os seguintes laboratórios profissionalizantes: Instrumentação, Medidas Elétricas, Circuitos Elétricos, Máquinas Elétricas, Eletrotécnica, Computação, Sistemas de Potência, Controle, Sistemas Eletrônicos e de Eficiência Energética.

O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e disciplinas à livre escolha do docente (no mínimo 8 disciplinas – 480 horas), o que confere grande flexibilidade à formação mais específica do futuro engenheiro. O aluno deve cumprir ainda o estágio obrigatório (180 horas) e pode participar de atividades paralelas durante o curso.

Telefone:

(32) 2102-3442 – Coordenação do curso

(32) 2102 3408- Departamento de Circuitos Elétricos

Página na web:

Acesse: http://www.ufjf.br/engenhariaeletrica/

  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2014 UFJF. Todos os direitos reservados.