Acesse o novo portal da UFJF

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Apresentação

É um curso superior divido em dois ciclos. O primeiro corresponde à formação geral com duração de 2,5 anos. Ao final do primeiro ciclo o aluno poderá receber o diploma de Bacharel em Ciências Humanas.

Após o término do primeiro ciclo, se desejar, o aluno poderá optar por uma formação específica – que corresponde ao segundo ciclo – em uma das áreas do ICH que integram o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (Ciências Sociais, Ciência da Religião, Turismo e Filosofia).

O primeiro ciclo (formação geral) possui uma arquitetura aberta, na qual o aluno escolhe livremente qual disciplina quer cursar a partir do segundo semestre;

Entretanto, esta liberdade não é irrestrita: para concluir o curso, o aluno precisará cursar um determinado número de disciplinas nas 5 grandes Unidades Temáticas, chamadas “matérias”: Filosofia e Ciência da Religião; Sociedade e Cultura; Tempo e Espaço; Letras e Artes e Formação Científica.

Perfil do Profissional

É possível arrolar alguns aspectos merecedores de consideração com relação ao mercado de trabalho e que agem em favor de uma modalidade como o bacharelado interdisciplinar:

· OPORTUNIDADES –  Há um elevado contingente de atividades profissionais ainda não regulamentadas ou cuja regulamentação é flexível nas disposições dos respectivos conselhos.  Além dessas, há outras possibilidades de inserção profissional e/ou de continuação dos estudos dos egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas: – concursos públicos (auditores fiscais, analista de políticas públicas), cujo edital seja aberto; – setor de serviços; – consultorias; – área da cultura; – pós-graduações em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

· ARTICULAÇÃO – o Bacharelado visa melhorar a formação geral, atende ao público demandante de curso superior e permite acesso a um segundo ciclo de formação específica;

· TERMINALIDADE E REINGRESSO – uma vez concluído o bacharelado, e mesmo sem imediatamente acessar o ciclo de formação específica, o concluinte poderá, uma vez que será portador de diploma de nível superior, retornar à Universidade no futuro, dentro das regras de reingresso estabelecidas e ocupando vagas ociosas;

· SINTONIA – a formação geral representa maior plasticidade, flexibilidade e capacidade para interpretar, criticar e dar conta das mutações da contemporaneidade. Isto representa mais oportunidades e sintonia com nosso tempo;

Cursos do Segundo Ciclo

-Ciências Sociais

-Ciência da Religião

-Filosofia

-Turismo

Site do curso: www.ufjf.br/bach

• Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2014 UFJF. Todos os direitos reservados.