Acesse o novo portal da UFJF

Sistemas de Informação

Modalidade: Bacharelado

Apresentação: Com o crescimento econômico da informação e a sua difusão por todas as funções organizacionais, os empreendimentos estão continuamente sendo transformados, demandando, mais do que nunca, profissionais qualificados. Falhas nos sistemas que automatizam processos e a utilização inadequada da tecnologia disponível geram dispêndio desnecessário de recursos, elevados prejuízos e têm o potencial de afetar segmentos significativos da sociedade. Acrescente-se o fato de que profissionais com conhecimentos que apóiam a inovação, o planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e a coordenação dos recursos de informação podem contribuir de forma contundente para agregar valor às organizações nas quais estão inseridos e promover a inserção da tecnologia da informação na sociedade como um todo, promovendo uma melhoria na qualidade de vida e no acesso à informação e aos recursos da tecnologia da informação.

Perfil do profissional:

O profissional de Sistemas de Informação atua basicamente em duas áreas, a saber:

• Inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da  infraestrutura de tecnologia da informação alinhados aos objetivos organizacionais e
  • Desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e da infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais ou individuais.

No primeiro caso ele é responsável por estruturar e planejar a incorporação de novas tecnologias no ambiente empresarial. Ele deverá também prover os recursos de infraestrutura necessários, ou seja, computadores, armazenamento e interconexão. Além disso, ele deverá ser capaz de prover suporte em sistemas de informação.

No segundo caso ele planeja e organiza as atividades de coleta, comunicação, análise e suporte à decisão nos processos da organização. Para tanto deve-se valer das metodologias de apoio ao desenvolvimento de sistemas.

Deve-se notar que essa atuação, apesar de parecer apenas técnica, tem um componente de inserção político-social amplo, uma vez que esse profissional deve fazer a ligação entre as demandas da sociedade e das organizações e as soluções tecnológicas existentes, respeitando as peculiaridades e particularidades de cada ambiente de uso dessas tecnologias.

Página na web:

Acesse: http://www.ufjf.br/si/

• Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefones: (32) 2102-3911 (32) 2102-3989 (32) 2102-3979 (32) 2102-3978 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CNPJ: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2014 UFJF. Todos os direitos reservados.