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Central de Atendimento

Acesso à Informação | Perguntas frequentes | Central de Atendimento

O que é A Central de Atendimento?

R. A Central de Atendimento da UFJF (CAT) é o seu canal de comunicação com a Universidade. A Central de Atendimento é responsável por atender ao público interno (alunos, professores e servidores) e ao público externo, centralizando os atendimento das Pró-Reitorias e da Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).

Quais são os Canais de Comunicação disponibilizados para contatos com a Central de Atendimento da UFJF?

R. O atendimento é realizado presencialmente na sede localizada no prédio central da Reitoria no Campus de Juiz de Fora, localizada na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, Bairro São Pedro, Juiz de Fora-MG, Cep 36036-900. Os contatos telefônicos são:
(32) 2102-3911,
(32) 2102-3978,
(32) 2102-3989
(32) 2102-3979 (fax)
Endereço eletrônico: <faleconosco@ufjf.edu.br>.
As informações referentes aos canais de relacionamento com a Central de Atendimento da UFJF estão postadas no sítio www.ufjf.br/cat para consulta.

A Central de Atendimento possui alguma página na internet que divulga as informações gerais da UFJF acerca de editais e atividade acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico?

R. Sim, o sítio é www.ufjf.br/cat. A página da Central de Atendimento (CAT) divulga informações gerais sobre a universidade, orientações acerca de editais e atividades acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico da UFJF.
Mas é muito importante também conferir as notícias da UFJF na página principal www.ufjf.br. Informações sobre documentos acadêmicos podem ser encontradas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) www.ufjf.br/cdara.

Qual é o horário de funcionamento da Central de Atendimento da UFJF?

R. A Central de Atendimento funciona de Segunda a Sexta-feira, das 08 às 20h, e aos Sábados, das 9 às 12h, exceto feriados e recessos previstos nos calendários nacional, municipal e acadêmico.
Para orientação dos horários e datas de funcionamento do setor acesse o nosso sítio www.ufjf.br/cat.

Quais são as principais linhas de ônibus para acesso ao Campus de Juiz de Fora e à Central de Atendimento?

R. A partir do ponto no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Rua Benjamim Constant, 790, Centro, Juiz de Fora – MG, passam as linhas de ônibus: 530, 531, 532, 533, 534, 535, 536, 540, 541 e 555.

Com subida pela Av. Itamar Franco (antiga Av. Independência), passam as linhas 525, 544, 545, 548 e 560.
Com saída da Zona Sul, estão disponíveis as linhas 190 e 590.
A população da Zona Norte possui a disposição a linha 755.
Para mais informações acessar o portal <www.astransp.com.br>.

Como faço para acessar o Calendário Acadêmico da UFJF?

R. O Calendário Acadêmico está disponível no sítio principal da UFJF, www.ufjf.br/cat, para consulta e orientação acerca das atividades acadêmicas. A página virtual da Central de Atendimento, www.ufjf.br/cat também possui o link para o Calendário Acadêmico.

Quais são os cursos de Graduação oferecidos pela UFJF?

R. A relação de cursos de graduação está disponível para consulta no sítio www.ufjf.br/cat/cursos. Clique no curso desejado para visualizar os currículos.

Qual o procedimento para confecção da Carteira de Estudante?

R. As Carteiras de Estudante são emitidas pelo Restaurante Universitário da Campus da UFJF em Juiz de Fora, das 09 às 18h, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados e recessos previstos nos calendários nacional, municipal e acadêmico.

A Carteira de Estudante permite a utilização dos serviços das Bibliotecas e dos Restaurantes Universitários (RU’s) da UFJF. A utilização externa, como os descontos de ingressos em casas de diversão, de espetáculos, de cinema entre outros estabelecimentos, está condicionada à colagem do selo de autenticidade feita pelo Diretório Central de Estudante (DCE) da UFJF para a sua validação, conforme legislação federal, estadual e municipal (Vide MP 2.208/01, Leis estadual 11.052/93 e Lei Municipal 10.589/03).

Para mais informações: www.ufjf.br/cat
Telefones: (32) 2102-3491 (Restaurante Universitário)
(32) 2102-3758 (DCE)
156 (PROCON – JF)

Quais são os documentos disponíveis no SIGA para os alunos da Graduação acessarem?

R. A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) disponibilizou os seguinte documentos para os acadêmicos da graduação da UFJF:

Atestado de Matrícula (Atestado de Vínculo);
Atestados de Formandos no Atual Período;
Atestado com os períodos de Integralização (Tempos Mínimo, Médio e máximo para a Conclusão do Curso);
Critérios de Promoção do Regulamento Acadêmico da Graduação;
Grade Curricular do Curso;
Histórico Escolar de Graduandos;
Histórico Escolar de Graduados.
Mais Informações: CDARA –
www.ufjf.br/cdara/documentos/
(32) 2102-3733

A Central de Atendimento oferece um catálogo telefônico para acesso aos telefones da UFJF?

R. Sim. A Central de Atendimento disponibilizou no sítio <www.ufjf.br/cat/catalogo/> a relação dos telefones mais procurados.
Importante: a Central de Atendimento não informa números de telefones particulares dos docentes, servidores ou acadêmicos. Encontram-se listados no sítio apenas os números do setores e unidades acadêmicas da UFJF.

Como tenho acesso ao Estatuto da UFJF e ao Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG)?

R. O Estatuto da UFJF, bem como o Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), estão disponíveis no sítio www.ufjf.br/portal/legislacao/regimentos-ufjf para consulta.

É possível mudar de curso na UFJF?

R. Sim. A Mudança de Curso é feita pelos Editais de Vagas Ociosas e é exclusiva dos alunos da UFJF, enquadrados nas condições estabelecidas no Regulamento Acadêmico da Graduação e pelos Editais.
O período de inscrição é disponibilizado no Calendário Acadêmico. O procedimento, a documentação, bem como os editais publicados, estão disponíveis nos sítios www.ufjf.br/cat e www.ufjf.br/cdara/editais-vagas-ociosas para consulta e orientação.

Mais Informações: Regulamento Acadêmico da Graduação;
(32) 2102-3733 (CDARA);
(32) 2102-3911 (Central de Atendimento)

Quais são as forma de ingresso na UFJF?

R. Todas as informações sobre os programas de ingresso na UFJF estão postadas nos sítios www.ufjf.br/cat e www.vestivular.ufjf.br.

Como funciona o processo de Transferência externa de alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES’s) para a UFJF?

R. A Transferência de outra Instituição de Ensino Superior (IES) pode se dar por ‘Transferência Ex-Officio (ou de Aceitação Obrigatória)’ ou por ‘Transferência por Edital de Vagas Ociosas’.
A Transferência por Edital de Vagas Ociosas é condicionado pelo Regulamento da Graduação e pelo próprio edital de Vagas Ociosas. O período de inscrição é disponibilizado no Calendário Acadêmico. O procedimento, a documentação, bem como os editais publicados, estão disponíveis nos sítios <www.ufjf.br/cat/> e <www.ufjf.br/cdara/editais-vagas-ociosas/> para consulta e orientação.
Para informações sobre Transferência Ex-Officio consultar a próxima pergunta.
Mais Informações: Regulamento Acadêmico da Graduação;
(32) 2102-3733 (CDARA);
(32) 2102-3911 (Central de Atendimento)

Quem pode solicitar, quando e quais são os requisitos para uma Transferência Ex-Officio (ou Transferência de Aceitação Obrigatória)?

R. Quando um servidor público federal, civil ou militar, é transferido de sua sede para Juiz de Fora ou região, ele ou seus dependentes possuem o direito garantido em lei (art. 49 da lei nº. 9.394/96 e lei nº. 9.536/97) a uma vaga na UFJF, independente de disponibilidade, se na antiga localidade estavam matriculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES).
No entanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região publicou a Súmula nº. 03 que estende: “Os direitos concedidos aos servidores públicos federais relativamente à transferência de uma para outra instituição de ensino, em razão de mudança de domicílio, são extensivos aos servidores dos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios”.
Os Pré-requisitos e a documentação necessária estão postados para consulta no sítio <www.ufjf.br/cat/>.

Posso ingressar em um curso de graduação na UFJF como portador de diploma?

R. Sim, os alunos diplomados contam com três possibilidades:

Solicitar ingresso em nova modalidade ou habilitação em curso de graduação. Modalidade aqui significa se o curso é de bacharelado ou de licenciatura; Habilitação, por sua vez, é a especificação do curso, por exemplo, habilitação em Sistemas de Comunicação do curso de Engenharia Elétrica.

Para ingressar para Obtenção de Nova Habilitação ou Modalidade, além de ter vaga disponível (a ser aferida pela faculdade do curso), o aluno não pode possuir um intervalo superior a 2 (dois) anos da conclusão do curso para o qual pretende complementação. Caso o candidato seja formado a um intervalo maior do que o permitido, ele será submetido a uma avaliação referente à atualidade de conhecimento.

A Habilitação ou Modalidade Pretendida devem ser referentes ao curso que o candidato se formou. O procedimento obedece ao período estabelecido pelo Calendário Acadêmico da UFJF; as datas e documentação necessária podem ser obtidas no sítio www.ufjf.br/cat para consulta.

Ingressar em um segundo curso já tendo 50% dele concluído na UFJF e feito o primeiro curso na própria universidade, concorrendo a uma das vagas do edital de Vagas Ociosas.
Ingresso como graduado(a), concorrendo a uma vaga no edital de Vagas Ociosas.

Mais informações e consultas aos editais anteriores de Vagas Ociosas, acessar os sítios www.ufjf.br/cdara e www.ufjf.br/cat/.

Onde encontro os editais de Vagas Ociosas, que oferecem oportunidades de ingresso na UFJF por Reinscrição, Mudança de Curso, Transferência, Mudança de Curso, Segundo Curso de Graduação e Ingresso como Graduados?

R. Todas as informações e documentos referentes aos editais podem ser encontradas no sítio da Central de Atendimento www.ufjf.br/cat e no sítio da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) www.ufjf.br/cdara.

Como faço para trancar a matrícula na Central de Atendimento?

R. O trancamento de matrícula do curso só pode ser requerido a partir do 3º período letivo, a contar da data do ingresso, uma única vez; o trancamento não pode passar o limite de 4 (quatro) períodos letivos. O aluno (ou seu outorgado com procuração simples com poderes específicos mais cópias da identidades de ambos) deverá comparecer presencialmente à Central de Atendimento no período estabelecido na Calendário Acadêmico.

O que é SIGA?

R. SIGA significa Sistema Integrado da Gestão Acadêmica; é sistema da UFJF que integra todos os processos informatizados da UFJF. Através dele, você polde consultar notas e horários das disciplinas, fazer reserva de livros na biblioteca, renovar matrícula, participar de promoções entre muitas outras opções. O endereço do SIGA é siga.ufjf.br.

Já cursei algumas disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior e gostaria de solicitar Dispensa das disciplinas semelhantes do curso no qual estou matriculado na UFJF. Como proceder?

R. Caso tenha cursado em outra Instituição de Ensino Superior (IES) uma mesma disciplina oferecida pelo curso em que está matriculado na UFJF, você pode pedir dispensa desta na Central de Atendimento, presencial ou mediante procuração simples com as cópias das identidades do outorgante e do outorgado. O deferimento ou indeferimento deverá será feito conforme o Regulamento Acadêmico da Graduação e Resoluções esparsas. O período para solicitação é estabelecido pelo Calendário Acadêmico.
Mais informações podem ser acessadas no sítio www.ufjf.br/cat.

A UFJF possui algum mapa?

R. Sim, a UFJF disponibiliza na página www.ufjf.br/portal/universidade/ufjf acesso ao mapa do campus de Juiz de Fora com localização dos diversos setores e unidades acadêmicas. A Central de Atendimento encontra-se na ‘Reitoria’.
A Central de Atendimento também disponibiliza em seu sítio www.ufjf.br/cat um mapa com sua localização específica.

Como faço para revalidar um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado que fiz fora do Brasil?

A pessoa que fez um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado fora do Brasil e quer que Le tenha validade no território nacional, precisa fazer a revalidação do seu diploma em uma universidade que possua o curso e seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Na UFJF há data prevista no Calendário Acadêmico; as informações, tais como documentos necessários e taxa, podem ser acessados no sítios www.ufjf.br/cat e www.ufjf.br/cdara.

A UFJF oferece serviço de Ouvidoria?

R. A UFJF oferece o serviço de Ouvidoria, onde coloca à disposição um canal para ouvir a comunidade, encaminhar sugestões e reclamações, apresentar denúncias e elogios aos órgão da universidade. Mais informações www.ufjf.br/ouvidoria
Contatos: ouvidoria@ufjf.edu.br
(32) 2102-3380
Quais são os Canais de Comunicação disponibilizados para contatos com a Central de Atendimento da UFJF?R. O atendimento é realizado presencialmente na sede localizada no prédio central da Reitoria no Campus de Juiz de Fora, localizada na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, Bairro São Pedro, Juiz de Fora-MG, Cep 36036-900. Os contatos telefônicos são:
(32) 2102-3911,
(32) 2102-3978,
(32) 2102-3989
(32) 2102-3979 (fax)
Endereço eletrônico: <faleconosco@ufjf.edu.br>.

As informações referentes aos canais de relacionamento com a Central de Atendimento da UFJF estão postadas no sítio www.ufjf.br/cat para consulta.

A Central de Atendimento possui alguma página na internet que divulga as informações gerais da UFJF acerca de editais e atividade acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico?

R. Sim, o sítio é www.ufjf.br/cat. A página da Central de Atendimento (CAT) divulga informações gerais sobre a universidade, orientações acerca de editais e atividades acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico da UFJF.
Mas é muito importante também conferir as notícias da UFJF na página principal www.ufjf.br. Informações sobre documentos acadêmicos podem ser encontradas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) www.ufjf.br/cdara.

Qual é o horário de funcionamento da Central de Atendimento da UFJF?

R. A Central de Atendimento funciona de Segunda a Sexta-feira, das 08 às 20h, e aos Sábados, das 9 às 12h, exceto feriados e recessos previstos nos calendários nacional, municipal e acadêmico.

Para orientação dos horários e datas de funcionamento do setor acesse o nosso sítio www.ufjf.br/cat.

Quais são as principais linhas de ônibus para acesso ao Campus de Juiz de Fora e à Central de Atendimento?

R. A partir do ponto no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Rua Benjamim Constant, 790, Centro, Juiz de Fora – MG, passam as linhas de ônibus: 530, 531, 532, 533, 534, 535, 536, 540, 541 e 555.
Com subida pela Av. Itamar Franco (antiga Av. Independência), passam as linhas 525, 544, 545, 548 e 560.
Com saída da Zona Sul, estão disponíveis as linhas 190 e 590.
A população da Zona Norte possui a disposição a linha 755.
Para mais informações acessar o portal <www.astransp.com.br>.

Como faço para acessar o Calendário Acadêmico da UFJF?

R. O Calendário Acadêmico está disponível no sítio principal da UFJF, www.ufjf.br/cat, para consulta e orientação acerca das atividades acadêmicas. A página virtual da Central de Atendimento, www.ufjf.br/cat também possui o link para o Calendário Acadêmico.

Quais são os cursos de Graduação oferecidos pela UFJF?

R. A relação de cursos de graduação está disponível para consulta no sítio www.ufjf.br/cat/cursos. Clique no curso desejado para visualizar os currículos.

Qual o procedimento para confecção da Carteira de Estudante?

R. As Carteiras de Estudante são emitidas pelo Restaurante Universitário da Campus da UFJF em Juiz de Fora, das 09 às 18h, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados e recessos previstos nos calendários nacional, municipal e acadêmico.

A Carteira de Estudante permite a utilização dos serviços das Bibliotecas e dos Restaurantes Universitários (RU’s) da UFJF. A utilização externa, como os descontos de ingressos em casas de diversão, de espetáculos, de cinema entre outros estabelecimentos, está condicionada à colagem do selo de autenticidade feita pelo Diretório Central de Estudante (DCE) da UFJF para a sua validação, conforme legislação federal, estadual e municipal (Vide MP 2.208/01, Leis estadual 11.052/93 e Lei Municipal 10.589/03).
Para mais informações: www.ufjf.br/cat
Telefones: (32) 2102-3491 (Restaurante Universitário)
(32) 2102-3758 (DCE)
156 (PROCON – JF)

Quais são os documentos disponíveis no SIGA para os alunos da Graduação acessarem?

R. A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) disponibilizou os seguinte documentos para os acadêmicos da graduação da UFJF:
Atestado de Matrícula (Atestado de Vínculo);Atestados de Formandos no Atual Período;Atestado com os períodos de Integralização (Tempos Mínimo, Médio e máximo para a Conclusão do Curso);Critérios de Promoção do Regulamento Acadêmico da Graduação;Grade Curricular do Curso;Histórico Escolar de Graduandos;Histórico Escolar de Graduados.Mais Informações: CDARA –
www.ufjf.br/cdara/documentos/
(32) 2102-3733

A Central de Atendimento oferece um catálogo telefônico para acesso aos telefones da UFJF?

R. Sim. A Central de Atendimento disponibilizou no sítio <www.ufjf.br/cat/catalogo/> a relação dos telefones mais procurados.
Importante: a Central de Atendimento não informa números de telefones particulares dos docentes, servidores ou acadêmicos. Encontram-se listados no sítio apenas os números do setores e unidades acadêmicas da UFJF.
Como tenho acesso ao Estatuto da UFJF e ao Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG)?R. O Estatuto da UFJF, bem como o Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), estão disponíveis no sítio www.ufjf.br/portal/legislacao/regimentos-ufjf para consulta.

É possível mudar de curso na UFJF?

R. Sim. A Mudança de Curso é feita pelos Editais de Vagas Ociosas e é exclusiva dos alunos da UFJF, enquadrados nas condições estabelecidas no Regulamento Acadêmico da Graduação e pelos Editais.

O período de inscrição é disponibilizado no Calendário Acadêmico. O procedimento, a documentação, bem como os editais publicados, estão disponíveis nos sítios www.ufjf.br/cat e www.ufjf.br/cdara/editais-vagas-ociosas para consulta e orientação.

Mais Informações: Regulamento Acadêmico da Graduação;
(32) 2102-3733 (CDARA);
(32) 2102-3911 (Central de Atendimento)

Quais são as forma de ingresso na UFJF?

R. Todas as informações sobre os programas de ingresso na UFJF estão postadas nos sítios www.ufjf.br/cat e www.vestivular.ufjf.br.

Como funciona o processo de Transferência externa de alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES’s) para a UFJF?

R. A Transferência de outra Instituição de Ensino Superior (IES) pode se dar por ‘Transferência Ex-Officio (ou de Aceitação Obrigatória)’ ou por ‘Transferência por Edital de Vagas Ociosas’.

A Transferência por Edital de Vagas Ociosas é condicionado pelo Regulamento da Graduação e pelo próprio edital de Vagas Ociosas. O período de inscrição é disponibilizado no Calendário Acadêmico. O procedimento, a documentação, bem como os editais publicados, estão disponíveis nos sítios <www.ufjf.br/cat/> e <www.ufjf.br/cdara/editais-vagas-ociosas/> para consulta e orientação.

Para informações sobre Transferência Ex-Officio consultar a próxima pergunta.

Mais Informações: Regulamento Acadêmico da Graduação;
(32) 2102-3733 (CDARA);
(32) 2102-3911 (Central de Atendimento)

Quem pode solicitar, quando e quais são os requisitos para uma Transferência Ex-Officio (ou Transferência de Aceitação Obrigatória)?

R. Quando um servidor público federal, civil ou militar, é transferido de sua sede para Juiz de Fora ou região, ele ou seus dependentes possuem o direito garantido em lei (art. 49 da lei nº. 9.394/96 e lei nº. 9.536/97) a uma vaga na UFJF, independente de disponibilidade, se na antiga localidade estavam matriculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES).

No entanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região publicou a Súmula nº. 03 que estende: “Os direitos concedidos aos servidores públicos federais relativamente à transferência de uma para outra instituição de ensino, em razão de mudança de domicílio, são extensivos aos servidores dos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios”.

Os Pré-requisitos e a documentação necessária estão postados para consulta no sítio <www.ufjf.br/cat/>.

Posso ingressar em um curso de graduação na UFJF como portador de diploma?

R. Sim, os alunos diplomados contam com três possibilidades:

Solicitar ingresso em nova modalidade ou habilitação em curso de graduação. Modalidade aqui significa se o curso é de bacharelado ou de licenciatura; Habilitação, por sua vez, é a especificação do curso, por exemplo, habilitação em Sistemas de Comunicação do curso de Engenharia Elétrica.Para ingressar para Obtenção de Nova Habilitação ou Modalidade, além de ter vaga disponível (a ser aferida pela faculdade do curso), o aluno não pode possuir um intervalo superior a 2 (dois) anos da conclusão do curso para o qual pretende complementação. Caso o candidato seja formado a um intervalo maior do que o permitido, ele será submetido a uma avaliação referente à atualidade de conhecimento.

A Habilitação ou Modalidade Pretendida devem ser referentes ao curso que o candidato se formou. O procedimento obedece ao período estabelecido pelo Calendário Acadêmico da UFJF; as datas e documentação necessária podem ser obtidas no sítio www.ufjf.br/cat para consulta.

Ingressar em um segundo curso já tendo 50% dele concluído na UFJF e feito o primeiro curso na própria universidade, concorrendo a uma das vagas do edital de Vagas Ociosas.Ingresso como graduado(a), concorrendo a uma vaga no edital de Vagas Ociosas.Mais informações e consultas aos editais anteriores de Vagas Ociosas, acessar os sítios www.ufjf.br/cdara e www.ufjf.br/cat/.

Onde encontro os editais de Vagas Ociosas, que oferecem oportunidades de ingresso na UFJF por Reinscrição, Mudança de Curso, Transferência, Mudança de Curso, Segundo Curso de Graduação e Ingresso como Graduados?

R. Todas as informações e documentos referentes aos editais podem ser encontradas no sítio da Central de Atendimento www.ufjf.br/cat e no sítio da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) www.ufjf.br/cdara.
Como faço para trancar a matrícula na Central de Atendimento?R. O trancamento de matrícula do curso só pode ser requerido a partir do 3º período letivo, a contar da data do ingresso, uma única vez; o trancamento não pode passar o limite de 4 (quatro) períodos letivos. O aluno (ou seu outorgado com procuração simples com poderes específicos mais cópias da identidades de ambos) deverá comparecer presencialmente à Central de Atendimento no período estabelecido na Calendário Acadêmico.

O que é SIGA?

R. SIGA significa Sistema Integrado da Gestão Acadêmica; é sistema da UFJF que integra todos os processos informatizados da UFJF. Através dele, você polde consultar notas e horários das disciplinas, fazer reserva de livros na biblioteca, renovar matrícula, participar de promoções entre muitas outras opções. O endereço do SIGA é siga.ufjf.br.

Já cursei algumas disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior e gostaria de solicitar Dispensa das disciplinas semelhantes do curso no qual estou matriculado na UFJF. Como proceder?

R. Caso tenha cursado em outra Instituição de Ensino Superior (IES) uma mesma disciplina oferecida pelo curso em que está matriculado na UFJF, você pode pedir dispensa desta na Central de Atendimento, presencial ou mediante procuração simples com as cópias das identidades do outorgante e do outorgado. O deferimento ou indeferimento deverá será feito conforme o Regulamento Acadêmico da Graduação e Resoluções esparsas. O período para solicitação é estabelecido pelo Calendário Acadêmico.

Mais informações podem ser acessadas no sítio www.ufjf.br/cat.

A UFJF possui algum mapa?R. Sim, a UFJF disponibiliza na página www.ufjf.br/portal/universidade/ufjf acesso ao mapa do campus de Juiz de Fora com localização dos diversos setores e unidades acadêmicas. A Central de Atendimento encontra-se na ‘Reitoria’.

A Central de Atendimento também disponibiliza em seu sítio www.ufjf.br/cat um mapa com sua localização específica.

Como faço para revalidar um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado que fiz fora do Brasil?A pessoa que fez um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado fora do Brasil e quer que Le tenha validade no território nacional, precisa fazer a revalidação do seu diploma em uma universidade que possua o curso e seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Na UFJF há data prevista no Calendário Acadêmico; as informações, tais como documentos necessários e taxa, podem ser acessados no sítios www.ufjf.br/cat e www.ufjf.br/cdara.
A UFJF oferece serviço de Ouvidoria?R. A UFJF oferece o serviço de Ouvidoria, onde coloca à disposição um canal para ouvir a comunidade, encaminhar sugestões e reclamações, apresentar denúncias e elogios aos órgão da universidade. Mais informações www.ufjf.br/ouvidoria
Contatos: ouvidoria@ufjf.edu.br
(32) 2102-3380

Perguntas mais Frequentes da Central de Atendimento

O que é A Central de Atendimento?

R. A Central de Atendimento da UFJF (CAT) é o seu canal de comunicação com a Universidade. A Central de Atendimento é responsável por atender ao público interno (alunos, professores e servidores) e ao público externo, centralizando os atendimento das Pró-Reitorias e da Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA)

 

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