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FAPEMIG

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Keila Melo
Setor de Bolsas
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Minas Gerais
Campus Pampulha – Reitoria – 7º andar – sala 7026
Av. Antônio Carlos, nº 6.627 – Pampulha
CEP 31.270-901 – Belo Horizonte – MG – Brasil
http://www.ufmg.br/prpg/bolsas/
(31) 3409-4048

 

 

 

No 1º dia útil deverão ser entregues na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Reitoria, 7º andar, Sala 7005, para realização do protocolo, os documentos necessários (Acesse aqui) para cadastro para alunos que terão início de bolsa em um determinado mês, listados a seguir:

Formulário de cadastramento (Acesse aqui!): devidamente preenchido e com assinatura original (sem rasuras), constando o Resultado da análise e seleção dos estudantes e indicação dos orientadores;

Termo de Compromisso (Acesse aqui!)nenhum aluno será cadastrado sem esse Termo devidamente assinado;

Cópia do CPF do candidato.

 

Os formulários que estiverem com os campos assinalados (*) sem preenchimento, com preenchimento errado ou sem obedecer às normas serão devolvidos para os PPGs e deverão ser substituídos para que o cadastro seja realizado. Os documentos não devem ser rasurados.

A PRPG não se responsabiliza por cadastros que tenham chegado fora desse prazo e, por algum motivo, não puderem ser realizados. 

A implementação das cotas é feita pela PRPG mediante o prévio cadastro do discente e do respectivo orientador na Plataforma Everest. Sem esse cadastro confirmado não é possível implementar a cota.
Sem o CPF do orientador não é possível implementar as cotas de bolsas na Plataforma Everest.

 

Serão canceladas as cotas de bolsas que se encerrarem no mês vigente (último pagamento no referido mês/ano) ou as cotas que encerradas a critério do curso.

Os documentos para cancelamento deverão ser entregues na PRPG no primeiro dia útil do mês seguinte ao último pagamento.

O cancelamento deverá ser solicitado na PRPG por meio da entrega da seguinte documentação (Acesse aqui):

Formulário de cancelamento;

Relatório de atividade do bolsista (formulário 2.14) (com assinaturas originais);

Cópia da Ata de defesa ou previsão de defesa, se esta ainda não tiver ocorrido.  

 

Em caso de Estágio no Exterior concedido por qualquer Agência (pela CAPES, pelo CNPq ou pela própria FAPEMIG) a bolsistas PAPG, a secretaria do Programa de Pós-Graduação deverá apresentar o Ofício de Suspensão. Esse Ofício deverá informar o período de afastamento e retorno às atividades, a Agência de Fomento da Modalidade Sanduíche, o nome da instituição anfitriã e o mês em que a bolsa será interrompida. A mensalidade será suspensa pela FAPEMIG, pois não é permitido acumulo de bolsas. Qualquer alteração de datas de início ou término da bolsa de Doutorado Sanduíche deverá ser avisada à FAPEMIG com, no mínimo, de 45 dias de antecedência. Quanto ao retorno do bolsista, deverá ser informado à FAPEMIG  60 dias antes, sob o risco da perda da mensalidade da bolsa.

 

O pagamento das bolsas FAPEMIG/PAPG está condicionado à confirmação da frequência. Para que o bolsista faça jus à parcela referente ao mês, é indispensável que o PPG entregue até o dia 11 de cada mês o atestado de frequência assinado pelo coordenador do curso. Quando o coordenador não estiver disponível, poderão assinar por ele, na ordem respectiva, o Subcoordenador, o decano da Pós-Graduação ou o Diretor da Unidade ou seus substitutos. 

Os bolsistas dos PPGs que não comprovarem frequência mensal não receberão a parcela referente ao mês que o documento não for entregue.

O atestado de frequência deve ter a data do mês a que se refere a parcela de bolsa com assinaturas originais.

 

Os bolsistas cancelados deverão ser retirados da frequência no mês do cancelamento.

Os bolsistas suspensos devem ser retirados da frequência ou a suspensão deverá ser informada se o nome permanecer na lista.