UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Checklist

Você está em: Downloads > Dissertações/Teses > Sobre Defesa de Dissertação/Tese > Checklist

Nesta página você poderá acompanhar todas as etapas que envolvem a defesa de dissertação/tese do(a) discente. Segue abaixo um resumo desses passos:

  1. Elaboração da Proposta de Banca Examinadora;
  2. Aprovação da Proposta de Banca Examinadora pelo Colegiado Local do PMBqBM;
  3. Aprovação da Proposta de Banca Examinadora pelo Colegiado Geral do PMBqBM
  4. Convite de Membros e Suplentes para Participação na Banca Examinadora;
  5. Aceite do Convite para Participar em Banca Examinadora, através do Termo de Aceite;
  6. Atestado de Capacidade Técnica e Currículo Resumido do Colaborador (para convidados que não são servidores públicos federais);
  7. Solicitação de Dados aos Membros Externos para o Preenchimento do Formulário de Participação ou do Afastamento Nacional de Servidores;
  8. Preenchimento e Assinatura do Formulário de Participação ou do Afastamento Nacional de Servidores;
  9. Inserção dos Dados no SCDP;
  10. Requisição de Veículo Oficial (Requer o nº da SCDP), Caso Haja Necessidade, com a Devida Justificativa;
  11. Envio dos Trabalhos de Conclusão Impressos por Correios aos Membros e Suplentes Externos e, em mãos, aos Membros e Suplentes Internos;
  12. Envio da Ata de Defesa, do Checklist, devidamente preenchidos, e do Histórico Escolar do(a) Discente por e-mail à PROPP para a Validação da Ata de Defesa com Número de Registro. Observação: A PROPP esclarece que, por uma exigência de padronização, a Ata de Defesa precisa ser preenchida com os campos travados. Assim, os PPGs que demandam o uso de caracteres especiais, itálico, sobre/subscrito precisam informar essa necessidade no corpo do e-mail e eles, da PROPP, fazem a alteração;
  13. Divulgação no Site do PMBqBM as Informações Sobre as Defesas Agendadas;
  14. Solicitação ao Setor de Comunicação, Cultura e Eventos para Cobertura Desses Eventos;
  15. Solicitação ao Apoio Administrativo a Reserva do Auditório da UNIPAC para o Dia da Defesa e para o Ensaio/Treino da Apresentação da Dissertação / Tese;
  16. Impressão frente e verso de Três Vias Obrigatórias da Ata de Defesa Registrada;
  17. Impressão das Folhas de Modificações da Dissertação/Tese;
  18. Impressão de Três Vias do Termo de Aprovação (Folha de Rosto) – acesse o modelo aqui;
  19. Impressão da Lista de Presença para a Assinatura dos Alunos, Professores e Visitantes Presentes no Evento;
  20. Impressão da Declaração de Participação em Banca Examinadora para os Membros que Compuseram a Mesa;
  21. Digitalização da Declaração de Participação dos Membros Externos;
  22. Impressão do Relatório de Viagem para a Assinatura dos Membros Externos;
  23. Encerramento da PCDP, Através da Prestação de Contas;
  24. Lançamento da nota da disciplina de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado no SIGA;
  25. Arquivamento da Proposta de Banca Examinadora e da Ata de Defesa Registrada, Aprovada e Devidamente Assinada pela Banca;
  26. Preenchimento do Relatório do SIAD pelo(a) Discente, Anexando ao Mesmo a Versão Final da Dissertação/Tese e a Ata de Defesa;
  27. Publicação no Site do PMBqBM da Versão Final da Dissertação/Tese em PDF;
  28. Encaminhamento ao Colegiado Geral do PMBqBM, por e-mail (multicentrico@sbbq.org.br), da cópia da Ata de Defesa da Dissertação / Tese e dos CPF de todos os membros da banca;
  29. Tramitação da Versão Final da Dissertação/Tese, Considerada Aprovada, para a PROPP, em Processo de Homologação de Dissertação/Tese, conforme os seguintes passos:
    1. Abertura de Processo Interno;
    2. Ofício da Coordenação do PMBqBM Solicitando a Homologação, atestando que as correções e críticas da banca foram acatadas de forma a possibilitar a expedição do certificado de conclusão;
    3. Uma Versão da Ata de Defesa Registrada e Devidamente Assinada pela Banca;
    4. Duas Versões da Dissertação/Tese, Impressas e Encadernadas em Capa Dura;
    5. Um CD com a Versão Digital em Arquivo PDF;
    6. Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas – Termo BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações);
    7. Declaração de Aprovação do(a) discente em Exame de Língua Estrangeira;
    8. Entrega na Secretaria de envelope pardo ou caixa, tamanho 30,5 cm x 40,5 cm, para enviar os documentos via malote;
    9. Encaminhamento Desse Processo, com todos esses documentos, à PROPP.
    10. Obs. O prazo máximo para o(a) discente entregar na Secretaria Local os documentos citados acima é de 60 dias.

 

Baixe o checklist para visualizar, em maiores detalhes, todos os processos que envolvem a defesa de Dissertação/Tese.