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Registro de Preços

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AQUISIÇÕES ATRAVÉS DE PREGÕES COM ATAS DE REGISTROS DE PREÇOS

A Pró-Reitoria de Planejamento orientada para a implementação de boas práticas administrativas, e em atendimento aos incisos I e II, art. 15, da Lei 8.666/1993, implementou em 2013, com apoio dos órgãos executores da PROPLAG (COSUP, COESF, Gerência de Informática) e do CGCO, a utilização de pregões do tipo Sistema de Registro de Preços (SRP) para compras de determinados materiais para os quais são recomendadas padronização para toda a Instituição.

 

OBJETIVO

O objetivo é realizar pregões e elaborar Atas de Registro de Preços para aquisição de móveis (armários, mesas, cadeiras, estantes de biblioteca, quadros para sala de aula, dentre outros) e equipamentos de informática (computadores, monitores, impressoras, projetores multimídias, no-breaks, telas de projeção, dentre outros) padronizados, possibilitando a realização de apenas um pregão por ano para estas categorias de materiais visando o atendimento às demandas institucionais de maneira otimizada.

 

METODOLOGIA

Atualmente cada requisitante busca ou solicita cadastramento dos ID´s (código de material no SIGA), levanta orçamentos, efetua a requisição no SIGA, aguarda a realização dos pregões conforme cronograma, efetua julgamento técnico e então aguarda pelo recebimento do material.
No novo sistema, a PROPLAN, com base na experiência obtida com a compra de materiais desde 2007 com o REUNI, analisa os materiais com maior demanda dentre os citados, estima quantitativos, levanta os orçamentos, propõe a realização do pregão tipo SRP e acompanha todo o processo licitatório até a homologação.
De posse dos resultados da licitação, a PROPLAN, disponibilizará no site um catálogo, instrumento efetivo disponível a todos requisitantes, com orientações de uso e informações sobre os materiais registrados, suas principais características, ID´s, preços e quantitativo disponível para requisição por toda a UFJF.
Portanto, bastará ao requisitante consultar o catálogo, solicitar a dotação orçamentária, efetuar as requisições e aguardar o recebimento do material.

Fluxograma – Processo de aquisição através do Sistema de Registro de Preços

 

BENEFÍCIOS À UFJF NA UTILIZAÇÃO DA NOVA METODOLOGIA

O principal benefício para todos na Instituição é o processo facilitado para aquisição de materiais padronizados, além de importantes vantagens mencionadas a seguir:

1. Diminuição do custo operacional

– Diminuição do tempo necessário aos requisitantes em procedimentos de levantamento de orçamento, especificação de materiais, …;

– Menor quantidade de pregões a serem realizados (pode-se realizar apenas um pregão por ano destes materiais para atendimento a toda instituição);

– Envios de pedidos aos fornecedores em periodicidade pré-definida;

– Evita locação de espaços extras para armazenagem.

2. Evitar o estoque de material permanente

– Minimiza problemas de espaço no Almoxarifado Central e Unidades Acadêmicas.

3. Padronização de materiais

– Elimina dúvidas frequentes sobre qualidade da especificação dos materiais dada a variedade de opções;

– Menor número de fornecedores melhora acesso a garantia (manutenção);

– Facilidade para reposição de peças, ex.: cartuchos de impressoras em Almoxarifado, componentes de computadores.

4. Redução do custo de aquisição dos equipamentos e materiais pelo ganho de escala

5. Garantia de qualidade

– Todas as especificações dos materiais foram revisadas e são exigidos laudos/certificações pertinente aos fornecedores;

6. Serve como boa opção para utilização de recursos financeiros liberados para a UFJF nos finais de ano.

 

Consulte as atas de registro de preços (Download)