UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o Programa

Você está em: Sobre o Programa

Cursar parte da graduação no exterior e ainda vivenciar a língua e a cultura de um país estrangeiro. Aprender novos conteúdos, novas formas de pensar sua área de estudos e ter contato com professores e pesquisadores de referência internacional antes mesmo de concluir o curso superior. Essas são as oportunidades que a Universidade Federal de Juiz de Fora, através da Secretaria de Relações Internacionais, procura oferecer a seus graduandos através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação – PII-GRAD.

Gráfico vagas

Evolução do número de vagas no PIIGRAD

O PII-GRAD tem por objetivo promover o envio de graduandos da UFJF para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior. A cada ano, um novo edital é publicado, através do qual são discriminadas as fases do processo seletivo, os requisitos para a seleção e o número de vagas por universidade e por curso.

Desde 2010, com a publicação da Resolução 16/2010 do Conselho Superior da UFJF, instituiu-se a Bolsa de Intercâmbio Internacional. Em setembro de 2014 foi publicada a Resolução 15/2014, a qual vincula o valor das bolsas ao país de destino, tornando-a mais compatível com as despesas do aluno no intercâmbio.

O programa tem crescido sensivelmente desde 2003, conforme demonstra o gráfico ao lado. Na última edição do PII-GRAD, foram ofertadas 310 vagas, distribuídas em 43 instituições estrangeiras. O número total de bolsas concedidas no último processo seletivo foi de 100.

Veja também: Mapeamento de Processos.