UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Sobre o Programa > Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPgSC) – mestrado acadêmico é oferecido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF, com o apoio de diferentes departamentos e unidades desta instituição. É recomendado pela CAPES e disponibiliza bolsas fornecidas por agências de fomento.

 

O PPgSC/UFJF teve sua primeira turma em 2007 e conta com a apoio de efetivo de cerca 17 docentes entre permanentes e colaboradores que ministraram disciplinas obrigatórias e opcionais, orientam alunos e participaram da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Tais docentes organizam-se nos diversos núcleos de pesquisa cadastrado no CNPq e atuam nos laboratórios de pesquisa.

 

O curso de mestrado, que oferece até 20 vagas anuais, tem como objetivo desenvolver a formação em nível de pós-graduação comprometida com a produção de conhecimento e a formação acadêmica em Saúde Coletiva, proporcionando uma reflexão crítica sobre este campo considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas. Apóia a formação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e à capacitação para a docência no campo da Saúde Coletiva, contribuindo para a conscientização, no interior da universidade e na opinião pública, dos problemas de saúde da população brasileira. Em termos gerais o Programa de Mestrado Acadêmico visa:

 

I. Formar profissionais de saúde na área de Saúde Coletiva com ênfase na pesquisa e no ensino para enfrentarem com competência e autonomia as demandas sociais que lhes são postas, no que tange ao ensino, pesquisa e práticas de saúde

II. Aprofundar as competências e habilidades adquiridas nos cursos de graduação da área da saúde e na prática do ensino e dos serviços de saúde, desenvolvendo técnicas de investigação e pesquisa em Saúde Coletiva

III. Atender a demanda regional de qualificação dos profissionais de saúde promovendo a mediação entre as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos construídos visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção que propiciem mudança na formação e no desenvolvimento do sistema de saúde.

 

———————————————————————————————

 Área de concentração:

Saúde Coletiva

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva