UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 212046 - DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Legislação nacional relacionada com a regulamentação do Ensino Superior no Brasil. Docência em Química no Brasil e exterior. Conhecimento científico e escolar. Currículo, Planejamento e Avaliação do Ensino Superior em Química. Estratégias de ensino-aprendizagem contemporâneas para o Ensino Superior em Química. Análise de propostas metodológicas para o Ensino de Ciências no Ensino Superior. Estudo sobre os atuais avanços na área de Formação de Professores para o Ensino Superior. Suporte para oferecimento, registro e avaliação de aula no Ensino Superior em Química.
Conteúdo 1. Análise e reflexão sobre a legislação nacional relacionada com a regulamentação do Ensino Superior no Brasil, como as Diretrizes curriculares nacionais sobre formação de bacharéis e licenciandos em Química, além de portarias e resoluções do MEC e da UFJF que disciplinam a ação do professor universitário;
2. Análise do cenário atual da Docência em Química no Brasil e exterior;
3. Estudo das relações entre conhecimento científico e escolar e sua influência na definição do currículo de Química no Ensino Superior;
4. Estudo sobre teorias e propostas relacionadas ao Currículo, Planejamento e Avaliação do Ensino Superior em Química;
5. Estudo sobre os atuais avanços na área de Formação de Professores para o Ensino Superior;
6. Estudo sobre o referencial ¿Professor reflexivo¿ de Donald Schön e as atuais vertentes;
7. Estudo sobre os Saberes formais e informais do professor com ênfase na reflexão sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Lee Shulman;
8. Estudo da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e sua versão crítica;
9. Análise de propostas metodológicas para o Ensino de Ciências;
10. Estudo e elaboração de propostas de ensino com tendo como referências o uso de Mapas Conceituais, experimentação, Situação de Estudo dentre outros;
11. Planejamento e oferecimento de aula para a graduação de Química na UFJF; e
12. Avaliação e reflexão sobre a aula oferecida.
Bibliografia 1. ARROIO, A.; RODRIGUES Filho, U.P.; FERREIRA DA SILVA, A.B. Quim. Nova, V.29, N.6, 1387-1392, 2006.
2. QUADROS, A.L. Aulas no Ensino Superior: uma visão sobre professores de disciplinas científicas na Licenciatura em Química da UFMG. Tese (Doutorado em Educação) ¿ UFMG, 2010.
3. SHULMAN, L.S. Those Who Understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, V. 15, N.2, 1986.
4. PACHANE, G. G. A importância da formação pedagógica para o professor universitário: a experiência da UNICAMP. Tese (Doutorado em Educação) ¿ UNICAMP, 2003.
5. PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2014.
6. PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C.; CAVALLET, V.J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, R.L.L. (Org). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
7. SCHÖN, D.A. Os professores e a sua formação; In: NÓVOA, Antonio (org). 2.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
8. VASCONCELOS, M.L.M.C. A formação do professor do ensino superior. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Pós-Graduação em Química