INICIAL

O Programa de Pós-Graduação em Química, aprovado pela CAPES com conceito 5, tem hoje um amplo leque de opções em linhas de pesquisas nas grandes áreas da Química (Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-química e Educação em Química), com um corpo de orientadores capacitados (mais de 70% com pós-doutorado no exterior), e com mais de 150 defesas de teses e dissertações desde seu início.

O Programa tem bolsas da CAPES e da FAPEMIG, além das bolsas internas da própria UFJF, com o mesmo valor das bolsas das agências; além disso, os orientadores podem pleitear bolsas no balcão para CNPq e outras agências.

A infraestrutura de pesquisa do Departamento de Química da UFJF tem hoje uma condição excelente, podendo desenvolver trabalhos nas mais variadas áreas de fronteira da Química.

Por fim, Juiz de Fora é uma cidade privilegiada, centrada no triângulo Rio de Janeiro-São Paulo-Belo Horizonte, com uma infraestrutura excelente e um padrão de vida dos melhores, segundo o último Índice de Qualidade na avaliação dos municípios brasileiros.

Desta forma, convidamos você Químico, a vir à UFJF e ao Programa de Pós-Graduação em Química desenvolver seus estudos… você não vai se arrepender!!!

Um pouco da História

O Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora foi criado em 1970, a partir da junção dos docentes de Químicas de variadas escolas que foram aglomeradas para a criação da própria UFJF. No início, contava com 18 docentes, dos quais nenhum era doutor.

Na década de 80, alguns docentes foram pioneiros e saíram para o exterior para realizar seus doutorados, e data dessa época também a saída de vários colegas para realizar seus projetos de doutorado no país. Tal atitude culmina com o fato de o Departamento de Química ser, desde essa época, o de maior titulação na UFJF, sendo que nos dias de hoje todos os docentes do Departamento são doutores.

Na primeira metade da década de 1990, o Departamento começou o processo de envolvimento com a pós-graduação, e dois novos docentes foram contratados em 1995 para implementar a PG. Mesmo assim, somente em 2000 o processo de mestrado em Química foi enviado à CAPES, o qual foi aprovado e iniciou seu funcionamento em 2001, com conceito 3. Contando inicialmente com nove docentes, dos quais 3 eram bolsistas de Produtividade nível 2 do CNPq, o Mestrado em Química apresentava as opções de áreas de concentração em Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química; começou com 5 alunos de mestrado, em 2001, e com disciplinas das áreas básicas da Química.

Em 2005, já contando com 19 dissertações defendidas, e com 22 alunos matriculados distribuídos entre 12 docentes permanentes, o Programa avaliou que era tempo de submeter a proposta do curso de doutorado à CAPES. Assim, foi enviada uma proposta contemplando o Doutorado em Química, sem áreas de concentração, no qual os alunos poderiam fazer quaisquer disciplinas do Programa, com os orientadores apenas relacionados às linhas de pesquisa existentes, em um total de 7 linhas: Espectroscopia Molecular, Química Computacional, Métodos de Separação, Eletroanalítica, Bioinorgânica, Polímeros de Coordenação e Síntese de Moléculas Bioativas, distribuídas entre os doze docentes. O projeto foi aprovado e iniciou-se em 2006 com 6 alunos de doutorado. Cabe lembrar aqui que nessa época o Departamento de Química tinha um total de 18 docentes ativos. Na aprovação, o conceito do curso de Química da UFJF passou a 4, em 2006.

O grande diferencial ocorreu em 2008, com a vinculação da UFJF ao Programa REUNI do Governo Federal, e o Departamento de Química, a partir das iniciativas junto aos cursos de graduação, conseguiu um significativo número de novos docentes a serem contratados. Foram contratados 16 novos docentes, dos quais praticamente todos encontram-se vinculados hoje à pós-graduação.

Agora em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Química conta com 28 docentes, todos permanentes, sendo que 16 desses foram contratados há menos de 6 anos, e os demais são os remanescentes do período anterior. Desse total, 13 são bolsistas de produtividade do CNPq, sendo 1 bolsista nível 1C, um bolsista nível 1D, e 11 bolsistas nível 2.

Na última avaliação trienal, o Programa recebeu conceito 5 da CAPES, e, segundo a avaliação, o ponto principal de nosso programa está na produção científica do mesmo, envolvendo alunos de mestrado e doutorado. No período, foram produzidas mais de 150 teses e dissertações; apenas em 2013, foram quase 100 artigos produzidos em revistas indexadas, com cerca de 70% deles com participação discente.

Hoje, o Programa conta com 10 linhas de pesquisa, distribuídas da seguinte forma: Espectroscopia Molecular, Química Computacional, Métodos de Separação, Eletroanalítica, Bioinorgânica, Polímeros de Coordenação, Síntese de Moléculas Bioativas, Produtos Naturais, Catálise e Educação, divididos em 28 orientadores sendo mais de 80% deles com pós-doutorado nos mais prestigiados centros de pesquisa do país e do mundo.

Desta forma, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFJF apresenta um quadro muito interessante: 12 docentes estabelecidos, e 16 recentemente contratados (há menos de 6 anos) que estão buscando suas identificações. Pretendemos em futuro oferecer principalmente a tais docentes e a seus discentes a oportunidade de desenvolver trabalhos em colaboração com outros laboratórios de forma a permitir que parte das investigações sejam desenvolvidas nesses lugares, diminuindo assim as dificuldades inerentes ao início de qualquer atividade de pesquisa nas mais variadas áreas da Química.