UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Procedimentos para Defesa

Você está em: Curso > Procedimentos para Defesa

Assim que a dissertação estiver pronta para ser defendida, o mestrando deverá tomar as seguintes providências:

1. Definir com o orientador a Banca Examinadora.

2. Estabelecer contato com os possíveis componentes da banca, para verificação de aceite e definição da data (5 professores doutores – 3 titulares e 2 suplentes- sendo que um dos titulares e um suplente, deve ser de outra instituição).

3. Com antecedência mínima de 40 dias encaminhar preenchidos à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional os formulários :

4. Com antecedência mínima de 15 dias, encaminhar à secretaria, (versão digital):

5. Na véspera da defesa de dissertação encaminhar à secretaria os termos de aprovação em versão impressa para assinatura dos membros da banca.

Após a defesa da dissertação:

1. Imediatamente após a defesa, o aluno será comunicado verbalmente do resultado e (caso aprovado) receberá os termos de aprovação com as assinaturas da Banca (01 para o aluno, 01 para arquivo na secretaria do MMC e os demais a serem incluídos nas encadernações referidas abaixo).

2. Até 30 dias após a defesa, no caso de aprovação (incondicional), as eventuais correções sugeridas pela banca devem ser feitas e devem ser entregues à secretaria:

 

Defendida a tese ou dissertação o aluno preencherá os dados necessários para a ficha catalográfica:

http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos/usando-a-ficha-catalografica/

 

Após referida catalogação, é necessário que o discente verifique, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação a que pertence, a forma/local para imprimir a ficha catalográfica e demais  procedimentos que se fizerem necessários).

 

 

3. Até no máximo 90 dias após a defesa e dentro do prazo estipulado pela banca, o aluno aprovado condicionalmente deve encaminhar ao professor responsável a versão da dissertação com as correções exigidas.

4. Documentos Importantes:

(estes documentos são apenas modelos e devem seguir as normas recomendadas pela biblioteca central da UFJF)