Fechar menu lateral

INICIAL

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF/UFJF) tem como missão formar enfermeiros generalistas e capacitar recursos humanos em enfermagem, através do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo efetivamente para promover a saúde e a qualidade de vida da população dentro do contexto sócio-político-econômico em que se insere.

O ensino de graduação da FACENF/UFJF tem como objetivo: formar enfermeiros generalistas, tendo em vista um conjunto de competências e habilidades específicas, para que possam atuar de modo autônomo ou em equipe multiprofissional nos diversos cenários da prática profissional: instituições de saúde públicas ou privadas, clínicas ou domicílios, nas esferas primárias, secundárias ou terciárias de atenção à saúde, desenvolvendo funções assistenciais, administrativas, educativas e de investigação.

Nos primeiros anos da década de 90, a FACENF/UFJF iniciou a pós-graduação lato sensu com a criação dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Enfermagem em Nefrologia. Em novembro de 2004 realizou-se um seminário sobre “A Pós-graduação Lato Sensu na FACENF/UFJF”, tendo como objetivos democratizar o conteúdo dos cursos de especialização e residência promovidos pela FACENF/UFJF a todos os professores, discutir estratégias para o acompanhamento institucional, tendo em vista a continuação e o aprimoramento da qualidade dos projetos e identificar a potencialidade para a criação do Mestrado em Enfermagem.

A partir de 2005, a proposta do curso de mestrado começou a tomar corpo, quando a FACENF/UFJF dispunha de 11 docentes doutores e apoio Institucional da UFJF para formalizar uma proposta de mestrado. A repercussão da definição das linhas de pesquisa da FACENF/UFJF para o Departamento de Enfermagem Aplicada fomentou a reunião de esforços, no sentido de buscar uma aproximação entre os docentes pesquisadores e gerar produções em conjunto, reorientar o eixo norteador da área de concentração e das linhas de pesquisa. Tal fato, culminou na criação do Seminário Enfermagem Saúde do Adulto-SENSAI, no ano de 2008. Este evento trouxe em seu contexto o desejo de flexibilizar métodos e técnicas de abordagem de conteúdos teórico-práticos da Disciplina Enfermagem Saúde do Adulto com possibilidades de inclusão de todo o perfil do Departamento de Enfermagem Aplicada (EAP), aliado à possibilidade de reduzir a dicotomia entre teoria e prática e aproximar Enfermeiros que atuam nas duas realidades. Em sua operacionalização, este evento alcançou uma articulação política que polarizou docentes do Departamento EAP/UFJF e de outros departamentos para a temática nuclear do projeto da pós-graduação Stricto Sensu.

No início de 2008, foi apresentado no Dep. EAP a intenção de elaboração de uma proposta de Mestrado em Enfermagem gestada no seu bojo que possibilitou reunir esforços dos professores e retratar no Plano Departamental um conjunto de medidas coerentes de capacitação de professores e consolidação de infraestrutura propícias à operacionalização da criação do Mestrado. O resultado obtido foi o aumento do número de professores com doutorado e a consolidação de linhas de pesquisa. Em 2009, a versão preliminar do projeto foi apresentada à FACENF-UFJF.

Diante do movimento de agregação de desejos e esforço originado no Dep. EAP-FACENF/UFJF, cabe destacar que durante o processo de construção da proposta do Curso de Mestrado participaram: Profª Drª. Anna Maria de Oliveira Salimena; Profª Drª. Cristina Arreguy-Sena; Profª Drª. Edna Aparecida Barbosa de Castro; Profª Drª. Girlene Alves da Silva; Profº Dr. Marcelo da Silva Alves; Profª Drª. Sônia Maria Dias, sendo inseridas parcerias afins que culminou na integração de cinco docentes doutores de outros Departamentos da FACENF/UFJF, a saber: Profª Drª. Betânia Maria Fernandes; Profª Drª. Denise Barbosa de Castro Friedrich;  Profª Drª. Ieda Maria Ávila de Vargas Dias; Drª. Rosângela Greco e Profª Drª. Renata Cristina da Penha Silveira. A reunião de todos traduziu a capacidade de agregação e articulação de esforços, titulações e de afinidade de trabalho, cujas potencialidades integraram o projeto e possibilitaram viabilizar a ampliação e dar sustentabilidade ao Mestrado do Departamento de Enfermagem Aplicada.

O contato com a Pró-Reitoria de Pós- graduação da UFJF, externando a intenção de se criar um curso de pós-graduação Stricto Sensu na Faculdade de Enfermagem, possibilitou a escolha pelo mestrado acadêmico, ficando este Programa vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pós-Graduação-PROPG, adjunta a Coordenação Pós-Graduação Stricto Sensu, órgão gestor responsável pelas discussões, pelas ações e pelos programas especiais relacionados às atividades de formação na pós-graduação e interlocutora institucional da CAPES, mediando a relação desse órgão com os programas de pós-graduação e oferecendo suporte técnico e administrativo.

A criação do Programa de Pós-graduação da FACENF/UFJF, coincidiu com a capacitação dos docentes, evidenciando as áreas de interesse dos professores nas várias especialidades e as potencialidades do Departamento EAP. Atualmente, há três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, cujas lideranças estão locadas no Departamento EAP. Cabe destacar a preocupação do Dep. EAP-FACENF/UFJF no sentido de articular os projetos em nível de graduação e pós-graduação de modo a obter um eixo comum referente aos princípios e diretrizes que orientam as iniciativas para a formação dos profissionais, para a educação permanente em áreas prioritárias para a investigação científica e produção de conhecimentos.

No ano de 2010 iniciou a primeira turma do “Mestrado em Enfermagem” do Departamento de Enfermagem Aplicada/FACENF-UFJF, com 10 mestrandos, sendo realizada no dia 19 de agosto a primeira aula inaugural do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu, com a presença da Coordenadora de àrea de Enfermagem junto a CAPES, Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann e sob a coordenação da Profa. Dra. Anna Maria de Oliveira Salimena.

 

E-mail: mestrado.enfermagem@ufjf.edu.br

Tel. (32) 21023297