UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Corpo e Diversidade Humana

Você está em: Corpo e Diversidade Humana

Coordenadora: Maria Elisa Caputo Ferreira

Email: caputoferreira@terra.com.br

Horário de Funcionamento: Terça 16h às 18h

Resumo: Constata-se que, nos últimos anos, a sociedade vem passando por inúmeras modificações, o mundo parece estar mudado, os valores alterados, as pessoas diferentes, o estilo de vida parece outro. Nesse início do século XXI, fala-se muito em 3º milênio, new age, nova consciência, globalização, qualidade de vida, ecologia, cibernética. Paralelamente, associamos aos costumes, cunhados pela cultura no decorrer dos séculos, as novas descobertas e vivências variadas no campo da sexualidade, da religião, da moral, da educação, da vida social.

Procurar entender as representações sobre “corporeidade”, “imagem corporal” e “motricidade”, “diversidade cultural”, nesse atual momento histórico vem exigindo muito cuidado e compreensão de alguns axiomas que, até onde venho observando, pertencem aos atributos labirínticos do símbolo. Ou seja, torna-se imperativo acrescentar à análise do comportamento humano, a interpretação semiótica, dramatúrgica e fenomenológica. Examinadas no contexto da ação simbólica, essas investigações devem ser estudadas como transmissoras de códigos culturais que denunciam as percepções humanas, bem como a forma de compreensão sobre esse corpo em nosso sistema cultural.

É inegável a crescente importância que, nas sociedades modernas, se atribui a alguns “valores” entre os quais poder, beleza, juventude, riqueza, que estratificam os seres humanos de acordo com princípios pré-estabelecidos culturalmente. A busca frenética do corpo ideal pelo ser humano, produzido pela mídia e desfilado em revistas, filmes e novelas tem acarretado uma falta de bom senso e critério, em que o importante é estar dentro dos padrões determinados, independente das conseqüências. A beleza é buscada e comprada a qualquer preço.

Este grupo de busca fornecer, essencialmente, uma base fecunda para uma incursão teórico-crítica no domínio do conhecimento sobre o corpo e diversidade cultural.

Mestrado em Educação Física – UFJF/UFV