UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estrutura

Você está em: Mestrado > Estrutura

A estrutura curricular do Mestrado em Ciência da Computação foi elaborada considerando os objetivos do programa e o perfil de egresso desejado, sendo composta por um conjunto de disciplinas coerentes com a área de concentração e integrada com as duas linhas de pesquisa do programa.

 

As disciplinas do Mestrado em Ciência da Computação estão agrupadas em três tipos: Núcleo ComumNúcleo Específico e Núcleo Avançado. Há sete disciplinas do Núcleo Comum, nove disciplinas de Núcleo Específico e quinze do Núcleo Avançado.

 

Disciplinas de Núcleo Comum:
(1) Teoria da Computação
(2) Algoritmos e Estrutura de Dados
(3) Arquitetura de Computadores Moderna
(4) Análise e Projeto de Algoritmos
(5) Metodologia Científica
(6) Métodos Quantitativos em Ciência da Computação
(7) Engenharia de Software

As disciplinas de núcleo comum tratam de aspectos referentes a conhecimentos básicos em Ciência da Computação e ao processo de pesquisa e Metodologia Científica voltada para a área de Ciência da Computação.

 

Disciplinas de Núcleo Específico, por linha de pesquisa:
(1) Sistemas e Tecnologias da Computação: Computação Gráfica e Geométrica, Processamento Digital de Imagens, Banco de Dados, Desenvolvimento Distribuído de Software, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Fundamentos de Sistemas Multimídia;
(2) Aplicações da Computação: Aprendizado de Máquina, Computação Inteligente.

 

Disciplinas Avançadas, por linha de pesquisa:
(1) Sistemas e Tecnologias da Computação: Realidade Virtual e Aumentada, Desenvolvimento Dirigido por Modelos, Sistemas Autônomos de
Software, Redes sem Fio e Sistemas Móveis de Comunicação, Tópicos Especiais em Sistemas e Tecnologias da Computação, Desenvolvimento Distribuído de Software, Engenharia de Software Experimental, Seminários em Redes e Sistemas Multimídia;
(2) Aplicações da Computação: Mineração de Dados, Sistemas Inteligentes Aplicados, Tópicos Especiais em Aplicações da Computação, Tópicos Especiais em Sistemas Biológicos, Tópicos Especiais em Otimização Combinatória, Seminários em Computação Gráfica, Redes de Comunicação Multimídia.

 

A estrutura curricular oferece  portanto, 30 disciplinas, cada uma com 3 créditos (15 horas por crédito) e a disciplina de Estágio de Docência, de 1 crédito. O aluno deve cursar pelo menos 3 disciplinas do Núcleo Comum e obrigatoriamente duas entre as disciplinas Teoria da Computação, Algoritmos e Estrutura de Dados  e Análise e Projeto de Algoritmos. As demais disciplinas devem ser cursadas escolhendo-se entre as disciplinas elencadas por linha de pesquisa. Estas podem ser cursadas livremente pelos alunos, uma vez que existem projetos de pesquisa que envolvem o diálogo e articulação entre linhas de pesquisa.

 

O Mestrado em Ciência da Computação da UFJF exige do aluno o cumprimento de 24 créditos no mínimo, sendo 12 créditos em disciplinas básicas (três do Núcleo Comum e uma do Núcleo Específico) e o restante em disciplinas de Núcleo Específico e Avançado. A atividade acadêmica Estágio de Docência vale créditos para o discente que pretende atuar como docente.

Compartilhe: