UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estrutura

Você está em: Mestrado > Estrutura

A estrutura curricular do Mestrado em Ciência da Computação foi elaborada considerando os objetivos do programa e o perfil de egresso desejado, sendo composta por um conjunto de disciplinas coerentes com a área de concentração e integrada com as duas linhas de pesquisa do programa.

 

As disciplinas do Mestrado em Ciência da Computação estão agrupadas em três tipos: Núcleo ComumNúcleo Específico e Núcleo Avançado. Há sete disciplinas do Núcleo Comum, onze disciplinas de Núcleo Específico e dezenove do Núcleo Avançado.

 

1- Disciplinas de Núcleo Comum:
(1) Teoria da Computação
(2) Algoritmos e Estrutura de Dados
(3) Arquitetura de Computadores Moderna
(4) Análise e Projeto de Algoritmos
(5) Metodologia Científica
(6) Métodos Quantitativos em Ciência da Computação
(7) Engenharia de Software

As disciplinas de núcleo comum tratam de aspectos referentes a conhecimentos básicos em Ciência da Computação e ao processo de pesquisa e Metodologia Científica voltada para a área de Ciência da Computação.

 

2- Disciplinas de Núcleo Específico, por linha de pesquisa:
(1) Sistemas e Tecnologias da Computação: Computação Gráfica e Geométrica, Processamento Digital de Imagens, Banco de Dados, Desenvolvimento Distribuído de Software, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Fundamentos de Sistemas Multimídia;
(2) Aplicações da Computação: Aprendizado de Máquina, Computação Inteligente.

 

3- Disciplinas Avançadas, por linha de pesquisa:
(1) Sistemas e Tecnologias da Computação: Realidade Virtual e Aumentada,  Desenvolvimento Dirigido por Modelos,  Sistemas Autônomos de Software,  Redes sem Fio e Sistemas Móveis de Comunicação,  Tópicos Especiais em Sistemas e Tecnologias da Computação,  Engenharia de Software Experimental,  Seminários em Redes e Sistemas Multimídia;

(2) Aplicações da Computação: Mineração de Dados,  Sistemas Inteligentes Aplicados,  Tópicos Especiais em Aplicações da Computação,  Tópicos Especiais em Sistemas Biológicos,  Tópicos Especiais em Otimização Combinatória,  Seminários em Computação Gráfica,  Redes de Comunicação Multimídia, Seminários em Computação Gráfica, Seminários em Engenharia de Software e Banco de Dados, Tópicos Especiais em Computação Gráfica, Tópicos Especiais em Redes de Computadores e Sistemas Multimídia, Tópicos Especiais em Engenharia de Software e Banco de Dados.

A estrutura curricular oferece  portanto, 35 disciplinas, cada uma com 3 créditos (15 horas por crédito) e a disciplina de Estágio de Docência, de 1 crédito. O aluno deve cursar pelo menos 3 disciplinas do Núcleo Comum e obrigatoriamente duas entre as disciplinas Teoria da Computação, Algoritmos e Estrutura de Dados  e Análise e Projeto de Algoritmos. As demais disciplinas devem ser cursadas escolhendo-se entre as disciplinas elencadas por linha de pesquisa. Estas podem ser cursadas livremente pelos alunos, uma vez que existem projetos de pesquisa que envolvem o diálogo e articulação entre linhas de pesquisa.

 

O Mestrado em Ciência da Computação da UFJF exige do aluno o cumprimento de 24 créditos no mínimo, sendo 12 créditos em disciplinas básicas (três do Núcleo Comum e uma do Núcleo Específico) e o restante em disciplinas de Núcleo Específico e Avançado. A atividade acadêmica Estágio de Docência vale créditos para o discente que pretende atuar como docente.

Compartilhe: