UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2035028 - ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa A área de Engenharia de Software Experimental: uma visão geral, oportunidades e desafios. Estudos primários: surveys, estudos de caso, e estudos experimentais. Estudos secundários: revisões sistemáticas, e estudos de mapeamento. O processo de experimentação: escopo, planejamento, operação, análise e apresentação e empacotamento.
Conteúdo Apresentar e analisar os conceitos envolvidos no processo de experimentação em Engenharia de Software. Ao final da disciplina o aluno será capaz de conduzir estudos primários e secundários que permitirão a avaliação experimental de novas tecnologias e a identificação do estado da arte na área em que a sua pesquisa está inserida, respectivamente.
Bibliografia 1) Travassos, G. H., Gurov, D, Amaral, E. A. G., 2002, Introdução à Engenharia de Software Experimental, Relatório Técnico - COPPE/ UFRJ - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação.
2) Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., Wesslén, A., 2012, Experimentation in Software Engineering, Springer.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar