Defesa de Dissertação de Mestrado – Marcelo de Oliveira Costa Machado – 26/03/2018

Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação

DATA:  26 de março de 2018

HORÁRIO: 9:00

LOCAL: Sala de Webconferência do CGCO.

“Geração de Sequências Curriculares Adaptativas utilizando o Algoritmo Presa-Predador

Mestrando: Marcelo de Oliveira Costa Machado

Orientador: Jairo Francisco de Souza

Coorientador: Eduardo Barrére

Banca Examinadora:

Prof. Jairo Francisco de Souza, D.Sc. Dr. em Informática – PUC-RJ

Prof. Eduardo Barrére, D.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação – UFRJ
Prof. Stênio Sã Rosário Furtado Soares, D.Sc. em Computação – UFF

Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira, D.Sc. em Informática – PUC-RJ

Resumo:

Os sistemas eletrônicos de aprendizagem (e-Learning) são a representação tecnológica da Educação a Distância, sendo uma alternativa de ensino que as pessoas têm encontrado no sentido de adquirir conhecimento acadêmico ou extracurricular. Os usuários desses sistemas podem acessar conteúdos educacionais a qualquer momento e local, bastando possuir um dispositivo computacional com acesso à Internet. Todavia, para que essa tecnologia seja cada vez mais utilizada, não somente como um complemento, mas também como uma alternativa primária, é necessário resolver diversos desafios da área. O foco das principais tecnologias baseadas na melhoria da educação, por muitos anos, tem sido a transferência de informação baseada na figura central de um professor. Esse aspecto, em conjunto a omissões relevantes, tais como a contextualização da experiência de aprendizagem de acordo com o perfil do aluno, são considerados os principais obstáculos na adoção do e-Learning. Um dos desafios mais interessantes e trabalhados em e-Learning é a seleção da sequência de materiais didáticos que leve o perfil do aluno em consideração no momento da entrega de conteúdo — Sequência Curricular Adaptativa (SCA). Assim, é possível entregar os materiais de maneira individualizada, distinguindo-se dos sistemas tradicionais. O desafio de encontrar a melhor SCA é considerado um problema da classe NP-Difícil, sobretudo por envolver diversos parâmetros que devem ser combinados a fim de satisfazer as necessidades dos alunos. Nos últimos anos, esse problema tem sido tratado através do uso de heurísticas e metaheurísticas, particularmente de abordagens de Computação Evolucionária. Considerando esse cenário este trabalho se propõe a tratar o problema da SCA do ponto de vista pedagógico, dando enfoque nos parâmetros do aluno. Para tal é utilizado o Algoritmo Presa-Predador mostrando que esse é adequado para o problema. A geração automática da SCA que considera parâmetros intrínsecos do aluno é a principal contribuição deste trabalho, apoiando na construção de cursos adaptativos que objetivam a maximização e aprimoramento do ensino no ponto de vista do aluno e do professor. Outra contribuição deste trabalho é a criação uma base de materiais didáticos que poderá ser utilizada em experimentos futuros contribuindo para o desenvolvimento da área.