Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas Nanoestruturados (LDNano)

O Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas Nanoestruturados (LDNano) foi criado em março de 2017 e está vinculado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas. Nele, são desenvolvidos trabalhos relacionados ao Design, preparação, caracterização e aplicação de nanopartículas como carregadoras de fármacos e genes, permitindo aos alunos desenvolverem a utilização de biomateriais para o preparo de nanopartículas, bem como a reparação de micelas poliméricas, nanopartículas inorgânicas, nanopartículas lipídicas sólidas, nanopartículas híbridas, nanopartículas magnéticas; para o carreamento de ativos hidrofóbicos, hidrofílicos ou anfifílicos.

Aberto em horário de atividades acadêmicas (08 às 17 h), o Laboratório visa suprir a demanda dos pesquisadores em relação à produção de novos sistemas de entregas de fármacos, para incorporar e entregar o ativo de interesse do pesquisador.

Disponibiliza micropipetas, freezer, reatores, microondas, ultrassom, banho-maria, microscópio invertido, sistema de captura de imagens, pHmetro e termociclador, atendendo cerca de 20 alunos, entre graduandos e pós-graduandos.

Pesquisadores vinculados:

Prof. Dr. Guilherme Diniz Tavares