Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal

Criado em 1997, com a mudança da Embrapa Gado de Leite para Juiz de Fora, o laboratório está vinculado ao Núcleo Temático Produção e Bem estar Animal da Embrapa Gado de Leite, desenvolvendo pesquisa com biotecnologias reprodutivas em bovinos, ovinos e caprinos, atendendo aproximadamente dez alunos ao ano, entre estagiários de graduação, bolsistas de iniciação cientifica e pós-graduandos. Os alunos desenvolvem pesquisas com estresse térmico em oócitos, espermatozoides e embriões; cultivo de oócitos e embriões; engenharia genética em oócitos e embriões; congelamento de sêmen e embriões produzidos in vitro, além de micromanipulação e biopsia embrionária.

Disponibiliza equipamentos para incubação de embriões de animais domésticos e de micromanipulação de embriões. Os equipamentos são disponíveis sob consulta, com controle de acesso e treinamento anterior.

O Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal tem como objetivos:

1. Otimizar procedimentos de produção in vitro de embriões de ruminantes em condições tropicais;
  2. Identificar e mitigar fatores que afetem o desenvolvimento oocitário e embrionário em condições de estresse térmico;
  3. Promover modificações genômicas em embriões que melhorem a qualidade do alimento, a produtividade e o bem estar animal.

Pesquisadores:

Bruno Campos de Carvalho – DSc; Luiz Gustavo Bruno Siqueira – PhD; Luiz Sergio de Almeida Camargo – DSc

Analistas:

Carolina Capobiango Romano Quintao – MSc; Clara Slade de Oliveira – DSc; Célio Freitas – BSc

Clique aqui para maiores detalhes

Veja algumas fotos do Laboratório: