UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Atividade de Ensino – Mini-curso Epidemiologia para o PET

Você está em: Atividades > Atividades de Ensino > Atividade de Ensino – Mini-curso Epidemiologia para o PET

Quarta, 06 de junho de 2012


Mini-curso “Epidemiologia para o PET – modelos experimentais, indicadores e índices em saúde bucal”


 

No dia 6 de junho de 2012, na Faculdade de Odontologia da UFJF, o Grupo PET  Odontologia-UFJF participou do mini-curso  “Epidemiologia para o PET – modelos experimentais, indicadores e índices em saúde bucal”, atividade de Ensino programada para o Grupo, com duração de 8 horas-aula.


 

O mini-curso foi ministrado pela Professora Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite, da Faculdade de Medicina da UFJF, e incluiu no conteúdo, os seguintes tópicos:  Fundamentos da Epidemiologia da saúde bucal;  Modelos experimentais em Epidemiologia da saúde bucal;  Instrumentos de medidas das principais doenças bucais, indicadores e índices; e discussão dos projetos de pesquisa em elaboração/desenvolvimento de acordo com o conteúdo ministrado.

 

 

Depoimento da ministrante Professora Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite:


“Foi de grande valia e troca de experiencias a atividade conduzida junto ao Grupo PET sobre questoes relativas à Epidemiologia. O maior amadurecimentodos acadêmicos permitiu melhor aproveitamento do conteudo, ja que tinham noções gerais da tematica e, nesse momento, podiam aplicar em projetos que pretendiam desenvolver no grupo. A ideia de “informação para ação” parece extremamente valiosa para a área de Epidemiologia, já que as dificuldades no planejamento de estudos, construção de grupos, pontos fortes e fracos dos estudos têm melhor alicerce quando vistos em algo concreto, que já vem sendo construído, fundamentado na literatura. A Epidemiologia ainda tem grande necessidade de consolidar um espiritocrítico daqueles envolvidos na área da saúde, no tocante à leitura cientifica e elaboração de novas evidencias para a prática. Desta maneira, a condução de um encontro sobre a linhas gerais deEpidemiologia descritiva e analítica pareceu contribuir para o aprimoramento cientifico e raciocínio logicos dos academicos envolvidos.”


 

Depoimento do petiano wesley do 9º período:

 

“Sempre gostei muito de Epidemiologia, entretanto, havia muito tempo que não me deparava com os conceitos da disciplina, oferecidos pela própria Professora Isabel Leite no 4º período do Curso de Odontologia. Por este motivo me identifiquei com o mini-curso, pois além de me trazer novamente conceitos esquecidos, me trouxe novos caminhos na elaboração do meu projeto de pesquisa e naqueles que coordeno juntamente a outros membros do Grupo PET-Odontologia”.

PET Odonto