UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratório Casa Sustentável

Você está em: Projetos > Laboratório Casa Sustentável

O Projeto Laboratório Casa Sustentável

É fruto de uma parceria entre o PET-Elétrica e o Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade – ECOS, da Faculdade de Arquitetura, responsável pelo planejamento de uma edificação de demonstração de uma casa ecológica dentro do campus do Jardim Botânico da UFJF. A casa ecológica recebeu o nome de Laboratório Casa Sustentável – LCS e comporá um espaço de estudos, aberto à visitação, que mostrará os projetos ali implementados de maneira didática aos visitantes. A convite do ECOS, os alunos do PET-Elétrica desenvolvem para esta edificação os seguintes projetos:

Sistema de monitoramento em tempo real de parâmetros de conforto ambiental:
Esse sistema é composto por uma rede de sensores que se comunicam com um servidor através do protocolo 802.15.4. Os dados provenientes dos sensores são parâmetros como temperatura, umidade e luminosidade de cada cômodo da casa, que serão exibidos aos visitantes, em televisões, através de uma interface desenvolvida em Java.

Sistema de aquisição de dados dos visitantes do LCS:
Interface de perguntas acerca do conforto ambiental, disponível aos visitantes do LCS através de tablets distribuídos pelos cômodos da edificação. Os tablets estão inseridos em uma intranet e enviam as respostas a um servidor que disponibiliza os resultados para futuras pesquisas da área da Arquitetura. A interface foi desenvolvida em PHP, uma linguagem de programação livre para desenvolvimento web.

Planta fotovoltaica:
Consiste em um projeto de engenharia em que um cômodo da Casa é alimentado por energia elétrica proveniente de placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura, que possui inclinação projetada para otimizar a captação de energia solar. Para assegurar o fornecimento de energia a todo momento, a planta desenvolvida inclui uma chave comutadora automática, que, em longos períodos de baixa radiação solar, permite que este cômodo seja conectado automaticamente a rede elétrica convencional.

Programa de Educação Tutorial – PET Engenharia Elétrica